Whiro (Whiro-te-tipua ou Hiro) é o deus das trevas e a personificação do mal da mitologia maori. Ele habita no submundo, onde está acompanhado por um grupo de espíritos malignos. Whiro é responsável por inspirar maus pensamentos nas mentes das pessoas. Tane, o deus das florestas e das aves, é seu irmão e também seu arqui-inimigo.
Segundo os maori, quando as pessoas morrem, seus corpos descem ao submundo, onde são devorados por Whiro. Cada vez que Whiro devora um corpo, ele se torna mais forte, e com o tempo, este processo acabará tornando-o suficientemente poderoso para se libertar do submundo e vir a superfície, onde devorará tudo e todos. Por causa disso, a cremação dos cadáveres é uma prática comum na sua cultura, porque Whiro não pode obter força das cinzas.
gostei muito ter conhecido o Porta dos Mitos !!! gostei da história do Whiro e da ilustração dele e da gostosa de Chifres e asas que ilustra a postagem dos Comentários!!! excelentes ilustrações!!! vida Longa a esse seu projeto e muito sucesso e um ano cheio de realizações tanto na sua vida Pessoal quanto na Profissional!! abraços e tchau!!! Marcos Punch
ResponderExcluirTambém gostei de conhecer o significado do meu nome
ExcluirEles são os reptelianos.
ResponderExcluirQue horror!