16 de março de 2016

Zlatorog (Goldhorn)

۞ ADM Sleipnir




Zlatorog, Goldhorn ou ainda Goldenhorn ("Chifre de Ouro") é uma besta mítica presente no folclore esloveno. Ele é descrito como um antílope ou bode selvagem branco e dotado de um par de chifres de ouro. De acordo com a lenda, ele habita o Monte Triglav, e lá ele guarda um tesouro escondido em um jardim celestial localizado no pico do monte,  cujo as chaves de acesso são os chifres dourados do mesmo.

Uma lenda conta sobre um jovem e bravo caçador do Vale Trenta que havia se apaixonado por uma bela moça, e que conseguiu conquistá-la presenteando-a com as mais belas flores que conseguiu encontrar. No entanto, um rico mercador de Veneza que passava pelo vale veio até ela e ganhou sua atenção, dando-lhe jóias de ouro e dançando com ela. Depois disso, ao se aproximar novamente da moça, ela zombou dele e das flores que ele havia lhe dado. Desnorteado, o jovem caçador deixou o local. 

Persuadido por outro caçador, conhecido como "Caçador Verde", que diziam ter o dom de revelar o destino de vários rapazes honestos, o jovem decidiu ir naquela mesma noite ao Monte Triglav em busca do Zlatorog, com a esperança de pôr as mãos em seu tesouro e assim reconquistar sua amada. O jovem e o Caçador Verde passaram a noite toda procurando pelo Zlatorog, mas sem nenhum sucesso. Na manhã seguinte, porém, o jovem acabou ficando cara-a-cara com a criatura. O jovem atirou várias vezes contra o Zlatorog, mas somente um dos tiros o atingiu.


Mesmo ferido, Zlatorog conseguiu fugir, arrastando-se até uma borda estreita e rochosa do monte. Enquanto perseguia Zlatorog, o jovem viu em uma trilha perigosa uma das mais belas flores que já tinha visto na vida. Ele lembrou que o Caçador Verde havia lhe alertado para que capturasse Zlatorog antes que ele pudesse comer uma dessas flores, pois elas possuíam um grande poder curativo, e haviam nascido do próprio sangue do Zlatorog.

Apesar do alerta, já era tarde para o jovem caçador fazer algo. Zlatorog já havia comido uma das flores, e logo recuperou toda a sua força e vitalidade. Ele correu em direção ao jovem caçador, que cegado pelo brilho dos chifres de ouro de Zlatorog, perdeu o equilíbrio e caiu do alto do monte. Seu cadáver voltou ao Vale Trenta, trazido pelo rio Soca

A figura de Zlatorog é bastante popular na Eslovênia, e é comum encontrar estátuas suas pelo país. A imagem abaixo mostra uma dessas estátuas, localizada no Lago Jasna, com o Monte Triglav ao fundo. Zlatorog também se tornou uma marca de cerveja produzida pela cervejaria eslovena Lasko. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

6 comentários:

  1. Oi Portal dos Mitos, vocês sabem qual é o nome das flores que nasciam do sangue de Zlatorog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo que pude encontrar, parece ser a Triglavska Roza - "Flor de Triglav"

      http://www.trekearth.com/gallery/Europe/Slovenia/West/Posocje/TNP/photo611466.htm

      Excluir
    2. Muito Obrigado, dá para ver porquê o blog de vocês é o melhor ��

      Excluir
    3. Acompanho todo dia ;-)

      Excluir
    4. Obrigado você por acompanhar nosso trabalho!

      Excluir

  2. Parece que os temas são mais suaves do que os americanos. Muito bom. As mentes precisam descansar da estupidez.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby