Image Map

16 de março de 2016

Zlatorog (Goldhorn)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Nahuel Brezik Gauna

Zlatorog, Goldhorn ou ainda Goldenhorn ("Chifre de Ouro") é uma besta mítica presente no folclore esloveno. Ele é descrito como um antílope ou bode selvagem branco e dotado de um par de chifres de ouro. De acordo com a lenda, ele habita o Monte Triglav, e lá ele guarda um tesouro escondido em um jardim celestial localizado no pico do monte,  cujo as chaves de acesso são os chifres dourados do mesmo.

Uma lenda conta sobre um jovem e bravo caçador do Vale Trenta que havia se apaixonado por uma bela moça, e que conseguiu conquistá-la presenteando-a com as mais belas flores que conseguiu encontrar. No entanto, um rico mercador de Veneza que passava pelo vale veio até ela e ganhou sua atenção, dando-lhe jóias de ouro e dançando com ela. Depois disso, ao se aproximar novamente da moça, ela zombou dele e das flores que ele havia lhe dado. Desnorteado, o jovem caçador deixou o local. 

Persuadido por outro caçador, conhecido como "Caçador Verde", que diziam ter o dom de revelar o destino de vários rapazes honestos, o jovem decidiu ir naquela mesma noite ao Monte Triglav em busca do Zlatorog, com a esperança de pôr as mãos em seu tesouro e assim reconquistar sua amada. O jovem e o Caçador Verde passaram a noite toda procurando pelo Zlatorog, mas sem nenhum sucesso. Na manhã seguinte, porém, o jovem acabou ficando cara-a-cara com a criatura. O jovem atirou várias vezes contra o Zlatorog, mas somente um dos tiros o atingiu.



Mesmo ferido, Zlatorog conseguiu fugir, arrastando-se até uma borda estreita e rochosa do monte. Enquanto perseguia Zlatorog, o jovem viu em uma trilha perigosa uma das mais belas flores que já tinha visto na vida. Ele lembrou que o Caçador Verde havia lhe alertado para que capturasse Zlatorog antes que ele pudesse comer uma dessas flores, pois elas possuíam um grande poder curativo, e haviam nascido do próprio sangue do Zlatorog.

Apesar do alerta, já era tarde para o jovem caçador fazer algo. Zlatorog já havia comido uma das flores, e logo recuperou toda a sua força e vitalidade. Ele correu em direção ao jovem caçador, que cegado pelo brilho dos chifres de ouro de Zlatorog, perdeu o equilíbrio e caiu do alto do monte. Seu cadáver voltou ao Vale Trenta, trazido pelo rio Soca

A figura de Zlatorog é bastante popular na Eslovênia, e é comum encontrar estátuas suas pelo país. A imagem abaixo mostra uma dessas estátuas, localizada no Lago Jasna, com o Monte Triglav ao fundo. Zlatorog também se tornou uma marca de cerveja produzida pela cervejaria eslovena Lasko. 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Oi Portal dos Mitos, vocês sabem qual é o nome das flores que nasciam do sangue de Zlatorog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo que pude encontrar, parece ser a Triglavska Roza - "Flor de Triglav"

      http://www.trekearth.com/gallery/Europe/Slovenia/West/Posocje/TNP/photo611466.htm

      Excluir
    2. Muito Obrigado, dá para ver porquê o blog de vocês é o melhor ��

      Excluir
    3. Acompanho todo dia ;-)

      Excluir
    4. Obrigado você por acompanhar nosso trabalho!

      Excluir

  2. Parece que os temas são mais suaves do que os americanos. Muito bom. As mentes precisam descansar da estupidez.

    ResponderExcluir
  3. eu estava procurando por essa lenda a horas! sorte que finalmente achei sua pagina, obrigado por ter postado a lenda, tava curioso demais pra ler ela

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby