Image Map

2 de maio de 2016

Néftis

۞ ADM Sleipnir



Néftis (Nephthys, Nebthwt, Nebhhwt ou Nebthet, "Senhora da Casa") é uma deusa egípcia associada aos ritos funerários e a morte, e um dos membros da Enéade de Heliópolis. Ela é filha dos deuses Geb e Nut, e irmã de Osíris, Ísis e Seth, que também é seu consorte. 

Néftis era geralmente representada como uma mulher, vestindo um longo vestido e em sua cabeça usa um hieróglifo de seu nome como coroa. Ela também poderia ser descrita como uma mulher de luto, e seu cabelo podia ser comparado com as tiras de pano usados na mumificação. Ela também aparece ocasionalmente como um falcão, um papagaio ou uma deusa alada em seu papel como um protetor dos mortos. Seus principais centros de culto eram Heliópolis (Iunu, no 13º nomo do Baixo Egito), Senu, Hebet, (Behbit), Per-mert, Re-nefert, Het-sekhem, Het-Khas, Ta-kehset, e Diospolites.


Néftis parece ter sido originalmente concebida como a contraparte feminina de Seth. Enquanto ele representava o deserto, ela representava o ar. Seth era infértil e era frequentemente descrito como sendo bissexual ou gay, e por isso, Néftis foi muitas vezes considerada estéril. Como uma deusa do ar, ela poderia assumir a forma de um pássaro, e porque ela era estéril, ela foi associada com o abutre - um pássaro que os egípcios acreditavam não ter filhos. Os egípcios acreditavam que todos os abutres eram do sexo feminino, e que nasciam espontaneamente a partir do ar. Enquanto o cuidado demonstrado por um abutre mãe por seu filho era muito respeitado, os egípcios também reconheciam que urubus se alimentavam de carniça, e os relacionavam com a morte e decadência. Como resultado, Néftis tornou-se uma deusa da morte e do luto.

Carpideiras eram conhecidas como os "falcões de Néftis", em reconhecimento do seu papel como uma deusa de luto. Acreditava-se também que ela protegia Hapi em seu papel como um dos Filhos de Hórus (que guardavam os órgãos armazenados nos quatro vasos de vísceras). Hapi protegia os pulmões, e como uma deusa do ar, Néftis era a sua guardiã. 

Ela também era uma das quatro deusas que guardavam o santuário enterrado com o Faraó. Ela aparece com Ísis, Serket e Neith no santuário dourado de Tutankhamon, mas foi muitas vezes representada ao lado de Ísis, Bastet e Hathor neste papel. Ela ainda foi dita ser a fonte da chuva e do rio Nilo (associando-a com Anuket) e tida também como protetoradas mulheres em trabalho de parto (com a ajuda de sua irmã, Isis). Desta forma, ela era intimamente associada com a morte e a vida.






Embora fosse tecnicamente infértil, mitos posteriores alegam que Néftis era a mãe de Anúbis com Osíris ou Set (dependendo do mito). Isso aconteceu porque a posição de Anúbis como o deus dos mortos foi usurpada por Osíris quando as teologias da Enéade e da Ogdóade foram mescladas. De acordo com um mito, Néftis se disfarçou como Ísis para chamar a atenção de seu negligente marido Seth, mas em vez disso seduziu Osíris (que, aparentemente, não percebeu que ela era na verdade Néftis). Um mito alternativo deixa claro que Néftis teve a intenção de seduzir Osíris desde o início, e drogou seu vinho para tornar sua tarefa mais fácil. 

Néftis e Ísis eram muito próximas, apesar de sua suposta infidelidade com Osíris (consorte de Ísis) e seu casamento com Seth (o assassino de Osíris). Néftis protegeu o corpo de Osíris e ajudou Ísis enquanto ela tentava ressuscitá-lo. As deusas são tão semelhantes na aparência que apenas seus cocares podem distingui-las e elas sempre aparecem juntas em cenas funerárias. Juntas, podia dizer-se que  Ísis e Néftis representam dia e noite, vida e morte, crescimento e decadência. Em Heliópolis, as duas foram representados por duas sacerdotisas virginais que depilavam todos os pelos do corpo e eram ritualmente puras.


Néftis e Ísis - Tumba de Nefertari

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby