Image Map

22 de novembro de 2021

Mergen

۞ ADM Sleipnir

Arte de Unistonen

Mergen ("arqueiro" em turco, "sábio" em mongol; cirílico: Мерген, russo: Мэргэн) é o deus da sabedoria, da razão e da abundância na mitologia turca/mongol. Sua paternidade é incerta, sendo dito ser filho de Tengri, de Kayra ou de Ülgen, este último às vezes também referido como seu irmão.

Mergen é geralmente retratado como um homem jovem usando um capacete de turbante e empunhando um arco e flecha. Outros símbolos associados a ele são um cavalo branco e a cor branca em si. Conta-se que ele habita o sétimo andar do céu, e que ele dispara sabedoria com suas flechas, nunca errando os seus alvos.

Seu nome costuma ser usado como um título para heróis de contos de fadas e lendas, como por exemplo Kan Mergen, Ay Mergen, Kartaga Mergen e Südey Mergen.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Mais um post muito bom e uma divindade arqueira que não tinha ouvido falar ou visto até agora, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Mergen é diferenciado! Disparar sabedoria com as flechas é interessante. Tem outro deus arqueiro aqui no blog, Jarri, que dispara doenças!

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby