Image Map

5 de novembro de 2021

Moros

۞ ADM Sleipnir


Moros (do grego Μόρος, "destino" ou "juízo") é na mitologia grega o espírito personificado (daimon) da desesperança e condenação, sendo responsável por conduzir os mortais à sua morte predestinada. Seu equivalente na mitologia romana é o deus Fato (em latim Fatum). 

Segundo o poeta Hesíodo, Moros é filho de Nix, a deusa primordial e personificação da noite, sendo concebido por ela sem intervenção masculina. Já Higino o considerava um dos filhos de Nix com Érebo, personificação da escuridão. Dois dos irmãos de Moros, Tânatos e as Queres, presidiam os aspectos físicos da morte - As Queres eram as causadoras de mortes violentas e doenças mortais, enquanto Tânatos era associado à mortes não-violentas.

Apesar de citado algumas vezes, Moros não tem participação ativa em nenhum mito. Ele também não era representado nas artes de vasos e murais gregos, o que leva a crer que ele era considerado mais um conceito do que uma divindade propriamente dita.

Arte de Mathieu Girard


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby