۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Dué (ou Ndué) é o nome de um ser divino e maléfico oriundo das lendas dos índios Tariana, habitantes de territórios ao redor do rio Negro, no noroeste do Amazonas. Seria uma espécie de duende, que em certa ocasião usou seus poderes para criar um grande sol, provocando uma enorme seca na terra, além de incêndios nas florestas, matando todos os seres que ali viviam. Terminada a devastação que causou, Dué reuniu os ossos de todos que morreram (animais, peixes, aves e humanos) e os ressuscitou com seus poderes.
As ações de Dué não agradaram o deus Tupã, que decidiu castigá-lo. Ele bloqueou a nascente de um rio, fazendo com que ele enchesse e inundasse a terra. Os animais e os homens migraram para os montes para se refugiarem, e após três luas, a terra secou e todos puderam retornar. Enquanto a Dué, não se sabe o que aconteceu mas desde então nunca mais foi visto por ninguém.
Arte de Ana Clara Moscatelli |
fontes:
Muito Bom o post. Agora ele me lembrou um pouco o romãozinho, tirando a parte que um criou o sol e ressuscitou os mortos hehehe. Digo pela parte do fogo que lembrei do romãozinho
ResponderExcluirGostei que colocaram as fontes de pesquisa no final do post, isso é muito bom, pois indica a quem ficar curiosos mais fontes de informação onde possam pesquisar e se inteirar mais sobre o assunto.
ResponderExcluir