Image Map

8 de novembro de 2021

Cheuksin

۞ ADM Sleipnir

Cheuksin (hangul: 측신, hanja: 廁神, "deus do banheiro") é uma antiga divindade feroz e hostil oriunda do xamanismo coreano, em particular da crença Gasin. Os Gasin são divindades as quais acredita-se habitarem e/ou protegerem os vários objetos e cômodos da casa, e a fé Gasin é a fé baseada na adoração dessas divindades. 

Cheuksin em particular é o Gasin dito habitar nos antigos e tradicionais banheiros coreanos (os quais ficavam do lado de fora das residências). Ela se manifesta como uma mulher com longos cabelos negros, os quais ela fica constantemente penteando e cuidando enquanto permanece sozinha em meio a escuridão do banheiro. Se uma pessoa adentra o recinto de repente, ela fica bastante irada e ataca a mesma com seus cabelos. Quando os cabelos da Cheuksin entram em contato com a pele de uma pessoa, está é acometida por uma doença mortal, a qual dizem que nenhum xamã ou ritual de cura é capaz de curá-la. Para evitar que isso ocorresse, era um costume antigo tossir três vezes antes de entrar no banheiro, dando tempo para que a Cheuksin se escondesse e a pessoa pudesse usar o banheiro sem nenhum risco. 

Algumas fontes afirmam que a Cheuksin costumava aparecer somente nos três dias do mês que contêm o número seis (6,16 e 26), por isso o uso dos banheiros esses dias eram evitados pelas pessoas. Rituais (jesas) e ofertas de bolo de arroz também eram feitos nesses dias para aplacar a divindade.

Cultura Popular

Cheuksin é citada no sétimo episódio da sétima temporada da série Brooklyn Nine-Nine, onde Raymond Holt a compara a sua eterna inimiga Madeline Wuntch.


fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

5 comentários:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby