Image Map

26 de outubro de 2018

Sínis

۞ ADM Sleipnir

Sínis, arte de Fang Zheng

Sínis (grego Σίνης) era um gigante e um temível bandido da mitologia grega, filho do deus Poseidon. Cruel e sádico, ele era conhecido pela alcunha de "Vergador de Pinheiros", pois tinha o costume de vergar dois pinheiros e amarrar entre eles os viajantes que ele roubava. No momento em que ele soltava os pinheiros, a vítima era esquartejada. Uma versão da lenda diz que ele obrigava suas vítimas a vergarem um pinheiro junto com ele, e quando o pinheiro estava completamente vergado, ele o soltava, atirando sua vítima longe.

Sínis foi morto pelo herói Teseu, enquanto o mesmo passava pelo istmo de Corinto em sua viagem para Atenas, para encontrar seu pai e reivindicar seu trono. Sínis fez com que Teseu vergasse um pinheiro junto com ele, mas quando ele soltou, se assustou com o fato de que Teseu não foi atirado para longe, mas manteve sozinho o pinheiro vergado. Achando que o pinheiro havia quebrado, Sínis se aproximou para checar, e nesse momento Teseu soltou o pinheiro, acertando Sínis no queixo e o deixando inconsciente. Teseu então vergou o pinheiro novamente e amarrou os braços de Sínis. Vergou um segundo pinheiro e nele amarrou os tornozelos do gigante. Em seguida, soltou os dois pinheiros, partindo Sínis ao meio.


Conta a lenda que Sínis tinha uma filha chamada Perigune, que enquanto Teseu lutava com seu pai, se escondeu em um campo de aspargos. Posteriormente se uniu a Teseu e teve um filho, Melanipo, que, por sua vez, foi pai de Ioxo, cujos descendentes reverenciavam os aspargos.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. “Posteriormente se uniu a Teseu”, parece mais é que ele a tomou a força, a menos que ela não tivesse problema em se casar com o homem que matou seu pai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a questão de se unir é bem ambígua mesmo. E não nada raro de encontrar filhas que casam com heróis que matam os seus pais tiranos. Geralmente muitas delas ajudam de alguma forma.

      Excluir
    2. Segundo algumas versões ela ajudou teseu a amarrar seu pai nos pinheiros

      Excluir
  2. Muitos filhos de Poseidon tem esse caráter tirânico e cruel... Apesar de que esse deus costuma ficar assediando mulheres e ser bem mais vingativo que Zeus

    ResponderExcluir
  3. Muitos heróis gregos filhos de Zeus costumam ter aventurar secundarias matando reis e semideuses como Sinis

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby