Image Map

8 de agosto de 2019

Corvo Arco-íris

۞ ADM Sleipnir



O Corvo Arco-íris é um personagem presente no folclore dos Lenapes (também conhecidos como Lenni Lenape; "povo verdadeiro",  ou Índios do Delaware), um grupo de diversas tribos organizadas de indígenas dos Estados Unidos.

O Corvo Arco-íris era bonito de se ver e ouvir nos tempos em que nunca ficava frio, nos tempos dos Dias Antigos, antes do Espírito da Neve aparecer no mundo. Quando o Espírito da Neve apareceu, todos os animais e pessoas estavam congelando e um mensageiro foi selecionado para subir e falar com “Kijilamuh ka’ong”, O "Criador Que Cria Ao Pensar No Que Vai Ser". A missão do mensageiro era pedir ao Criador que ele pensasse num mundo mais quente, para que eles não gelassem até morrerem.


O Corvo Arco-íris foi escolhido para ir e ele passou três dias voando para o alto. Ele conseguiu a atenção do Criador cantando belamente, mas mesmo tendo implorado para que o Criador tornasse o mundo mais morno, o Criador disse que não podia, pois tinha pensado no frio e não podia desfazer o pensamento. Mas ele pensou no Tindeh (fogo), uma coisa que esquentaria as criaturas mesmo que estivesse frio. E então ele colocou um graveto no Sol até que começasse a pegar fogo e entregou-o ao Corvo Arco-Íris para que este o trouxesse para as criaturas da Terra. O Criador pediu ao Corvo Arco-Íris para que fosse rápido, antes que o graveto queimasse por completo. 

Arte de Christine Ridgway

O Corvo Arco-Íris voou para baixo o mais rápido que pôde. O graveto quente carbonizou todas as suas belas penas até elas ficarem pretas, e como estava carregando um graveto queimado no bico, ele respirou fumaça até sua voz ficar rouca. E então o Corvo Arco-Íris tornou-se preto e ficou com uma terrível voz esganiçada para sempre, mas todas as criaturas o honraram por ter trazido o fogo, para que todos pudessem se esquentar.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Vcs sabem lendas do estado do Espírito Santo?Gosto muito do site e este serve pra nos dar conhecimento sobre diferentes tipos de mitologias,Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas! Especificamente do Espírito Santo não conheço nenhuma, mas irei fazer uma pesquisa a respeito para acrescentar ao nosso acervo as que eu encontrar.

      Excluir
    2. Oi kkkkk,eu entro aqui no site umas três vezes por dia pra vê se saiu alguma matéria nova.Tenho uma curisodade sobre lendas do Espírito Santo,pq quase n sou faladas ou comentadas,iguais às lendas de Roraima e Rondônia

      Excluir
  2. E também queria perguntar se vcs sabem sobre lendas de sereias brasileiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre sereias brasileiras, conheço apenas a Iara (http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2013/10/iara.html).

      Excluir
    2. Obrigado,eu pesquisei a fundo e fiquei sabendo da lenda da Sereia de Meaipe

      Excluir
  3. Essa lenda do corvo é uma das minhas favoritas

    ResponderExcluir
  4. Amo demais essa história. E mais uma divindade que usarei no meu livro, de alguma forma.
    Só achei a última imagem meio incoerente. Se ele tivesse sido rejeitado por ter se tornado "feio e rouco", tudo bem, faria sentido, e seria de um simbolismo muito bom para se falar sobre ingratidão. Mas se ele foi honrado por todos os animais, não deveria estar feliz, lá no meio da bicharada se aquecendo na fogueira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você levantou um ponto interessante. Mas chequei os textos que usei como base para esse post e realmente acabou do jeito que está ai. Não sei que sentido quiseram dar a essa imagem com o corvo chorando. Talvez seja por ter ficado da forma que ficou.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby