Image Map

16 de dezembro de 2019

Shulikuns

۞ ADM Sleipnir


Shulikuns (russo: Шуликуны, também chamados Shilikuns, Shilikhani, Shlikuns, Shulukuns, Kuleshata e Kuleshi) são espíritos travessos pertencentes ao folclore russo. Vivendo sob as águas abaixo das camadas de gelo e neve, eles visitam a superfície durante a época do natal, provocando todo tipo de travessuras e danos às pessoas e desaparecendo no final deste período.

Eles são geralmente descritos como seres  de baixa estatura e bastante feios, com pernas de cavalo e uma cabeça pontiaguda, além de exalar fogo pelas narinas e boca. Eles vestem caftans brancos com faixas e gorros. Em grande número, Shulikuns fazem buracos no gelo para emergirem à superfície, e percorrem aldeias e vilarejos montados em trenós de ferro puxados por cavalos também de ferro. Conforme passam pelos lugares, eles pregam todo o tipo de peças com as pessoas. Atraem pessoas bêbadas para montes de neve para que adormeçam e morram congelados, assustam crianças olhando pela janela de suas casas, dentre outras coisas. 


Algumas histórias dizem que eles carregam consigo panelas de ferro com brasas e ganchos também em brasa, com os quais cravam aqueles que eles encontram ao longo da estrada, arrastando-os para dentro d'água e os afogando. 

A aparição dos Shulikuns é considerada um mau presságio, sendo um sinal de que o próximo ano será azarado. 

Shulikuns são relacionados a outra classe de espíritos eslavos, os Karakonjuly, demônios originários de crianças que nasceram ou morreram durante a época de natal. Os sérvios, que chamam o período de Natal de “dias não batizados”, acreditam que durante esse tempo os karakonjuly emergem das águas e causam todo o tipo de transtornos aos humanos, retornando ao seu habitat ao final do ano.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby