Image Map

5 de outubro de 2022

Peba-João

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Peba-João (também chamado Tatupeba João) é uma criatura pertencente ao folclore piauiense, em particular ao folclore do município de Picos. Ele é descrito como sendo um tatu bípede, possuindo o tamanho de um homem de baixa/média estatura, e que anda por aí dançando e cantando músicas imorais enquanto segura suas partes íntimas.

Conta-se que na década de 30, o Peba-João causava alvoroço constantemente na cidade de Picos, pois era possível cruzar seu caminho a qualquer hora do dia. Enquanto pulava, dançava e gargalhava pela cidade, ele cantarolava a seguinte canção:

“- Cadê o peba, João?

Tá no buraco,

Tá no de cima

Tá no de baixo”.

“Compadre peba,

por ser muito dançador,

entrou na sala de dança,

pisou na rola e quebrou”.

Arte de Douglas Viana

A visão de uma criatura insólita como essa era para muitos a visão do próprio diabo, e isso causou muito medo aos moradores da região naquele tempo.

Segundo o finado autor piauiense Fontes Ibiapina, o Peba-João é um dentre os muitos duendes piauienses. Já o autor Rafael Nolêto, adepto do piaganismo (conjunto de tradições pagãs regionais, praticadas por grupos politeístas da região do Piauí), define o Peba-João como um deus-tatu das matas do Piauí. Ressalta ele, inclusive, que o tatu é um animal há muito venerado no estado desde os tempos da pré-história, quando foi representado em diversas pinturas rupestres sendo associado a ritos de caça e momentos de socialização entre os homens pré-históricos piauienses.

fontes:





CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Oiii, gostei muito da lenda, vc poderia trazer outra lenda piauiense? Traz a da Porca do Dente de Ouro que fala de uma porca q assombra a capital, Teresina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sugestão Gabriel, estou mesmo em busca de lendas brasileiras para manter a frequência semanal das mesmas. Verei o que posso fazer a respeito dessa em específico.

      Excluir
    2. PARABÉNS SLEIPNIR.
      FUI NO SITE DAS LENDAS DO PIAUI E VI MUITAS LENDAS LOCAIS.
      TEM MUITAS LENDAS NESSE PAÍS A FORA.
      VC TERÁ MUITAS LENDAS PARA PUBLICAR POR MUITO TEMPO.

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  2. Nao entendi porque o associam ao diabo se é uma espécie de fada duende e também parece mais com animais da megafauna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demonizar coisas é parte da cultura cristã. Demonizam comportamentos, pensamentos, imagine um tatu bípede falante!

      Excluir
  3. Se bem que ele é classificado como uma espécie de fada o problema são as pessoas mesmo que não sabem classificar seres e o colocam como demónios em tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é como eu estava dizendo no outro comentário. Eu já fui cristão e sem bem como é o pensamento geral. Não tem meio termo, ou é "de Deus", ou é do demônio. Imagine então na década de 30 como o pensamento não era ainda mais fechado.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby