Image Map

5 de julho de 2023

O Caçador de Forno Grande

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Forno Grande é um monte localizado no município do Castelo, no Espírito Santo, onde dizem que em tempos remotos, antes do lugar ser habitado pelas tribos indígenas, dominavam espíritos infernais que, ali, estabeleceram uma comunicação com as entranhas da Terra. Posteriormente, a tribo dos puris veio a firmar-se na região, porém foram afastados pelos bandeirantes mineiros, cobiçosos das famosas minas de ouro e pedras preciosas. 

Segundo relatos diversos, na fase inicial do desbravamento, quando chegaram os primeiros povoadores brancos, havia ainda quem fizesse tratos com o demônio, com o saci, o curupira, etc., ou procurasse vencê-los em troca de riquezas. Este foi o caso de um certo caçador, que atraído pela riqueza de ouro e de pedras preciosas da região, apostou com os amigos que iria até o monte, e confrontaria o Saci. Em caso de vitória, ele seria eleito chefe do povoado.

Certa madrugada o caçador partiu, subindo o monte e atravessando cipós e espinheiros. Porém, quanto mais subia, mais distante parecia estar de seu alvo. Após passar o dia inteiro andando, a noite chegou, e o caçador não viu nem sinal de jacutingas, veados, pacas, porcos do mato ou outros animais que ele pudesse caçar e se alimentar. Exausto e com fome, ele resolveu sentar-se numa pedra ao pé de uma extensa laje coberta pelas folhas de uma figueira branca. Repousou ali até a hora da Ave-Maria, quando sentiu um ligeiro tremor de terra. Assustado, o caçador pegou sua espingarda e resolveu investigar ao redor.

Foi então que ele se deparou com o astuto Saci, dando saltos e fazendo-lhe caretas. O caçador imediatamente largou sua espingarda no chão para fazer um esconjuro e traçar o sinal da cruz. O Saci aproveitou o momento para descarregar a arma e atirá-la para bem longe. O caçador então partiu em disparada do local, sendo perseguido pelo traquina. Ele correu até alcançar o povoado, no entanto as luzes já estavam apagadas, e os todos haviam trancado suas portas e ido dormir, não querendo arcar com as consequências de se enfrentar o Saci. Dizem que o caçador continua correndo, até os dias de hoje, para que os outros possam viver em paz, a salvo do perigo do local ainda chamado Forno Grande.


fontes: 



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. o que aconteceu contigo? faz muito tempo q vc n posta nada, vc está bem? vc está com algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou com falta de tempo. Muito trabalho, e to iniciando um curso superior de Logística. No momento to tendo tempo só pra trabalhar na tradução da Jornada ao Oeste. Assim que der tempo, retomo a rotina de posts. Agradeço pela preocupação!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby