۞ ADM Sleipnir

Adamanto (do grego ἀδάμας, adamas, "indomável") é um material lendário, inicialmente descrito na mitologia grega como possuindo dureza e resistência incomparáveis, capaz de resistir a qualquer força, sendo somente moldável pelo deus ferreiro Hefesto.
O termo deu origem à palavra "diamante" em inglês, por meio do latim tardio diamas e do francês antigo diamant. No grego clássico, adamas indicava algo "inconquistável, indomável", e suas propriedades eram associadas a metais duríssimos, como o aço. No entanto, na Idade Média, "adamanto" passou a ser confundido com a magnetita (lodestone), uma rocha com propriedades magnéticas, e acreditava-se que poderia bloquear o efeito de um ímã. Essa ideia foi refutada em obras como Pseudodoxia Epidemica, de Sir Thomas Browne. Em textos poéticos e anacrônicos, o termo adamanto permanece até hoje como referência a substâncias mitológicas de resistência incomparável.
Diversos itens míticos gregos foram descritos como feitos de adamanto. Alguns exemplos incluem:
- A corrente que prendia Cérbero, o cão guardião do Hades, segundo Ovídio;
- O portal e os pilares do Tártaro que, segundo Virgílio em A Eneida, “nem os filhos do céu poderiam arrancar em guerra”;
- O elmo de Héracles, descrito por Hesíodo;
- A foice dada por Gaia a Cronos para castrar Urano, segundo o Pseudo-Apolodoro;
- Um trono presenteado por Hefesto à sua mãe, Hera, como armadilha para aprisioná-la, segundo Higino. Hera ficou presa, e Hefesto exigiu Afrodite como esposa para libertá-la, mostrando que nem Zeus poderia romper tais correntes;
- A biga feita por Hefesto para seus filhos, os Cabiros, segundo o poeta Nono;
- As correntes invisíveis com que Hefesto aprisionou Afrodite e Ares em flagrante de adultério, de acordo com o Pseudo-Higino;
- As correntes com que Prometeu foi acorrentado ao Cáucaso, segundo a obra Prometeu Acorrentado, de Ésquilo;
- A espada de Zelo, o espírito personificado (daimon) da rivalidade, segundo Opiano;
- A harpe de Perseu, dada por Hermes para decapitar a Medusa.
Além disso, no cristianismo, o termo adamanto aparece na Bíblia, na tradução do Rei James, no livro de Ezequiel (3:9), para o termo hebraico Shamir.
Cultura Popular
- Em Paraíso Perdido, de John Milton, adamanto ou “adamantina” aparece várias vezes como um material das cadeias e portões do inferno;
- Em A Divina Comédia, de Dante, o anjo no portão do purgatório está assentado sobre adamanto;
- Na obra The Faerie Queene, de Edmund Spenser, a espada de Sir Artegal é feita desse material indomável;
- Em O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, adamanto aparece em Nenya, um dos Três Anéis do Poder, e na fortaleza de Barad-dûr.
- No jogo de RPG Dungeons & Dragons, "adamantina" é um metal raro e poderoso;
- Em His Dark Materials, de Philip Pullman, a torre de Lord Asriel é feita de adamanto.
fontes:
- CONTRIBUTORS TO FANTASTIPEDIA. Adamanto. Disponível em: <https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Adamanto>.
- Adamant. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Adamant>
Eu soube desse metal pelo Mitologuia, e pelas referências que foram usadas no Wolverine, queria saber mais sobre ele e cá estou... No melhor blog de mitologia que encontrei!
ResponderExcluirSerá que existe outros metais lendários na mitologia grega ou em outras mitologias? Seria interessante um video sobre isso.
ResponderExcluir