29 de dezembro de 2017

Mbombo

۞ ADM Sleipnir



Mbombo, também chamado de Bumba, é o deus criador na religião e mitologia do povo bushongo do Congo, país da África Central. O mito de criação bushongo relata que no início de tudo, havia apenas a Terra coberta por escuridão e água, e Mbombo, um ser gigante e de cor branca. Durante milhões de anos existiram sozinhos, até que um dia Mbombo sentiu uma imensa dor em seu estômago e acabou vomitando, expelindo o sol. a lua e as estrelas de dentro de si. O calor e a luz do sol evaporaram boa parte da água que cobria a Terra, criando nuvens e fazendo com que montes de terra seca emergissem. 

Depois, Mbombo vomitou mais uma vez, trazendo à superfície da terra nove seres: um leopardo (chamado Koy Bumba), uma águia (chamada Ponga Bumba), um crocodilo (chamado Ganda Bumba), um peixe (chamado Yo Bumba), uma tartaruga (Kono Bumba), um raio negro (chamada Tsetse Bumba), uma garça real (chamada Nyanyi Bumba), um escaravelho (sem nome) e uma cabra (chamada Budi). Mbombo também vomitou muitos homens, dentre os quais estão seus três filhos: Nyonye Ngana, Chongannda e Chedi Bumba; além de Loko Yima, que posteriormente se tornaria seu porta-voz na Terra.



Estes nove animais, juntamente com os filhos de Mbombo, terminariam a criação do mundo. A garça Nyanyi Bumba criou todas as aves voadoras (exceto o papagaio) e o crocodilo Ganda Bumba criou as serpentes e as iguanas. A cabra, Budi, criou todos os animais com chifres, o escaravelho criou todos os insetos, e o peixe Yo Bumba, todos os demais peixes.

Nyonye Ngana, o primeiro dos filhos de Mbombo, criou as formigas brancas, porém morreu logo depois. Para homenageá-lo, as formigas penetraram profundamente na terra procurando por terra negra, e cobriram as areias estéreis para enterrar e honrar seu criador. O segundo filho, Chonganda, criou a primeira planta, que por sua vez deu origem a todas as árvores, gramíneas e flores. Chedi Bumba, o terceiro e último filho de Mbombo, tentou criar algo diferente, e acabou criando um pássaro falante, o papagaio.

De todos os seres criados por Mbombo, Tsetse Bumba, o raio criava problemas constantemente para os demais seres vivos. Por isso, Mbombo o prendeu no céu. A humanidade ficou sem o fogo, até que Mbombo ensinou ao homem como obter fogo das árvores. 

Uma vez que a criação estava completa, Mbombo deixou o mundo a cargo dos homens, escolhendo Loko Yima, para representá-lo na terra. Por fim, retirou-se para os céus.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby