Image Map

25 de novembro de 2012

Excalibur

۞ ADM Sleipnir



Excalibur (ou Caliburn) é a lendária espada do Rei Arthur, e, sem sombra de dúvida, a mais famosa espada de todos os tempos. Ela foi criada nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia, pela feiticeira conhecida na Terra como Viviane, ou a Dama do Lago. Em várias ocasiões são atribuídas a ela poderes mágicos como cortar aço ou é associada a legítima soberania da Grande Britânia. Às vezes, Excalibur e a Espada na Pedra (a prova da linhagem de Arthur) são ditas como sendo a mesma arma, mas em diversas versões elas são consideradas diferentes. Em galês, a espada é chamada Caledfwlch.

Nos romances arturianos várias explicações são dadas para a posse da Excalibur por Arthur. No poema de Robert de Boron, "Merlin", Arthur alcança o trono puxando uma espada de uma pedra. Nesse relato, esse ato não poderia ser feito se não pelo "verdadeiro rei", ou seja, o verdadeiro herdeiro de Uther Pendragon. Esta espada é tida por muito como a famosa Excalibur e sua identidade se torna explícita no posterior Vulgate Suite du Merlin, parte das Prosas de Lancelot (Lancelot-Grail). Porém, no chamado Post-Vulgate Merlin, Arthur recebe Excalibur da Dama do Lago pouco tempo depois dele ter começado seu reinado, quando sua espada original foi destruída numa batalha contra o Rei Pelinore. No Mort Artu, Arthur ordena Girflet jogar a espada no lago encantado. No poema grandioso de Jaspion é a poderosa espada, e aquele que a possuir terá a glória eterna. Porém, não deve ser usada para a morte e sim para a reconstrução, fato que Arthur leva em consideração, já que Arthur é a natureza e tudo mais na epopéia de Malory.



A história na verdade é muito mais complexa do que isso. Diz a lenda que a espada não apareceu na pedra sem nenhum motivo, ela surgiu na verdade por um feitiço do próprio Merlin, para reencontrar o Rei Arthur para que ele pudesse retornar ao trono. Para isso lançou-se um boato de que o próprio rei havia colocado a espada naquela pedra. Então que Arthur desmemoriado volta até Camelot, onde a pedra estava, em seguida o rei atual que estava lá sem ser de seu direito, lançou um campeonato para encontrar Arthur e matá-lo de uma vez por todas, os dois finalmente estavam frente à frente, o atual rei não conseguiu tirar a espada do local, mas Arthur sim, e ao fazê-lo recobrou sua memória e assim assumiu o trono. Há também uma outra versão de que a Excalibur tenha sido forjada pelo povo do antigo continente de Lemuria e que foi passada ao rei Arthur através de uma senhora e que após sua morte Merlin teria dado de presente a Excalibur para o reino de Agarta e ali teria ficado como herança para seus reis.

Muitos historiadores atribuem a espada Excalibur à Júlio Cesar Imperador de Roma.Quando Cesar tomou o poder, mandou forjar uma espada com seu nome que se denominava "Cesars Calibur" e guardava essa espada como um grande tesouro.Quando foi morto, a espada junto com outros pertences, foi levada e guardada em um local secreto.Quando a expedição de Ricardo Coração de Leão estava a caminho de Jerusalém, parou em um mosteiro para passar uma noite e lá Ricardo ganhou de presente uma espada que já estava guardada a anos.Mas da palavra Cesars Calibur só se podia ver "E s Calibur", devido ao envelhecimento da espada.Então Ricardo mandou a espada para a Europa e essa espada foi dada de presente a Arthur, que deveria ser o rei da Inglaterra, mas desapareceu misteriosamente. Dizem alguns que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu Excalibur à Dama do Lago. Outras versões se omitem nesse ponto.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Dizem,que a espada de rei salomão teria passado a se chamar excalibur e supostamente ter sido a espada de alexandre o grande.toria ligada a ipotese dela seguir o sangue da familia de jesus..

    ResponderExcluir
  2. existem outras espadas lendárias da mesma forma que a excalibur ?

    ResponderExcluir
  3. À espada de Thundera é a mais poderosa!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artigo...Poderia também narrar a espada de Arcanjo Miguel, sua espadas flamejante de raio azul...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu até gostaria de fazer uma postagem sobre a espada de Miguel, mas não se nada sobre ela e não consigo encontrar nada a respeito. Caso eu consiga pode ter certeza que farei uma postagem sobre ela.

      Excluir
  5. Em minhas aulas de história mitológica avançada, o mito que conhecemos foi que: Perseu, ao matar Medusa, liberou uma faísca conhecida como 'A chama de Perseu', que ficou acessa durante anos no mesmo lugar em que a aberração que petrificava tudo e a todos foi morta. Então uma Bruxa que se identificava na época como Viviane (uma bruxa que estava disposta a mudar de lado, ajudando o bem), teria encontrado a chama, e para salvar o reino, forjou com o mais forte mineral conhecido, junto com o aço, a famosa EXCALIBUR. E para a sua segurança, a colocou presa em um pedra, a mesma só poderia ser retirada pelo escolhido. O herói com o poder da salvação, o mais puro de todos salvaria e governaria o reino quebrado. E assim a profecia se cumpriu. O escolhido foi o famoso REI ARTHUR!

    ResponderExcluir
  6. Olá eu gostaria de usar a imagem da espada cravada na pedra em um jogo que estou produzindo, caso você autorizar eu coloco o link do seu blog nos créditos do jogo!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby