Image Map

27 de janeiro de 2013

Roc

۞ ADM Sleipnir


O Roc, conhecido também como Pássaro Roca, é uma ave mitológica árabe/persa, tão grande que poderia capturar e comer elefantes. Aparecendo nos 1001 Contos árabes, tornou-se popular na história do marinheiro Sinbad quando, sem querer, o salva de um naufrágio


Sinbad, encontrando-se no ninho do Roc na companhia de um ovo tão grande como “148 ovos de galinha”, precisava encontrar uma maneira de sair de lá o mais rápido e possível. Cuidadosamente amarrando-se a perna do Roc com seu turbante, Sinbad voou pairando sobre a vida querida. O pássaro voou tão alto que a Terra desapareceu de vista. Finalmente, Sinbad escapou quando o Roc retornou à Terra e voou baixo por uma ilha, onde ele cortou seu turbante, caindo em segurança no solo. 


Características

Fisicamente, os Rocs são como águias enormes com uma plumagem marrom e dourada. Alguns rocs podem ser inteiramente vermelhos ou pretos, e são considerados como portadores de maus presságios. Eles têm uma grande força, capaz elevar suas presas, incluindo elefantes, para os céus. Eles têm um apetite voraz, e voa para cerca de 100 metros da superfície da terra para detectar qualquer presa potencial. Uma vez encontrado, desce rapidamente e bate suas garras na inconsciência.

Em seguida, sobe para seu ninho para devorar com facilidade. Se você não pode bater seu inconsciente novamente, mas desta vez com o pico.
Seus ninhos são as montanhas mais altas, e são construídos com árvores e galhos. Esses ninhos são geralmente muito bem protegido por Rocs, que não hesitaram em atacar ferozmente se o ninho for ameaçado.

Dizem que os Rocs podem ser domesticados por gigantes. Se os gigantes forem benevolentes não deixaram seus Rocs atacarem os habitantes das cidades, ou os seus animais de estimação ou animais. É dito também que anões que vivem próximos aos ninhos deles tentaram domesticá-los antes, sem sucesso.

As penas de Roc supostamente seriam usadas na confecção de "tapetes voadores".

Origens 

A origem da Roc pode ser encontrada na mitológica história indígena sobre a luta entre o meio-humano, meio-águia Garuda (que tinha cobras como seu alimento), e da serpente Naga. De acordo com o historiador alemão Rudolf Wittkower, Naga é uma palavra que significa tanto cobra como elefante. 

Há uma outra história, encontrada em ambos o Mahabharata e o Ramayana sânscrito. Nela, Garuda encontrasse voando com um elefante e tartaruga capturados ao se enfrentar numa grande luta. Não se sabe o motivo pelo qual eles brigavam. Depois de carregar os dois para longe, Garuda devorou os descontentes. Talvez tenha a ver com um mito indiano, onde o mundo repousa sobre as costas de quatro elefantes, que por sua vez, estão todos de pé sobre as costas de uma tartaruga. 

É possível que o mito do Roc foi incentivado por esqueletos dos Aepyornis. Extinto desde o século XVII , os" pássaros-Elefante" chegaram a ter uma altura de mais de 10 metros e pesavam cerca de meia tonelada. Eram enormes, e obviamente, incapazes de voar.

Citação de Marco Polo (1254-1324)


Polo era um comerciante da República de Veneza, que escreveu extensivamente sobre a Ásia Central e da China. 


"Foi para o mundo todo como uma águia, mas uma de enorme tamanho, tão grande de que suas plumas tinham 12 passos de comprimento e espessura em proporção. E era tão forte que capturava um elefante em suas garras e o levava bem alto e  deixava-o cair, fazendo-o em pedaços; tendo matado-o, o pássaro desce sobre ele e come-o em seu lazer ". 

O Roc é dito ser um pássaro tempermental , então era melhor não lhe provocar a raiva. Tenha isso em mente se você encontrar um ovo relativamente grande. O Roc era conhecido por destruir navios em vingança, se o seu ovo foi adulterado. Limite-se a ovos de galinha para a sua refeição no café da manhã! ^^


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Passáros-trovões
    Uma crença outrora dissemina entre as tribos indígenas norte-americanas diz que existem criaturas voadoras e sobrenaturais, conhecidas como pássaros-trovões, que trazem o trovão e o relâmpago. O primeiro, fazem-no batendo as asas, o segundo, cerrando os olhos. Os pássaros-trovões também guerreiam com outras entidades sobrenaturais e às vezes concedem favores aos seres humanos. São amiúde retratadas nos mastros de totens.

    O ele entre esses animais mitológicos e os pássaros gigantes "verdadeiros" dos relatos modernos é problemático, mas a tradição, mesmo que insto nada signifique para os anomalistas, sem dúvida deu nome àquilo que muita gente dizia avistar nas densa florestas do planato dos Aleganis, no centro-norte da Pensilvânia.

    ResponderExcluir
  2. "Os pássaros-trovões não são coisa do passado", declarou Robert R. Lyaman, escritor natural da Pensilvânia, em 1973. "Estão conosco hoje, mas só acredita quem os vê. Habitam hoje a extremidade-sul da Floresta Negra, ao norte do rio Susquehanna, entre o rio Pine a leste e o rio Kettle a oeste. Todos os relatos dos últimos 20 anos vieram dessa região."
    O proprio Lyman diz ter visto um pássaro desses no iníciio da década de 1940. Na primeira vez, estava pousado numa estrada ao norte de Coudersport. Subiu uns poucos metros acima do chão, e as assas mediam no mínimo 6 m, depois voou para dentro, não por cima da densa floresta à margem da estrada. Por entre as árvores medianas manobrou "sem problemas"diz Lyman. Em comum com quase todosque disseram ter visto o pássaro-trovão, Lyman disse que ele parecia um "abutre muito grande" , marrom, de pescoço e olhos pequenos e asas "muito grandes".

    ResponderExcluir
  3. A testemunha teve a impressão de que o espécime era um exemplar jovem da espécie. Em 1969,a esposa de John Boyle, xerife do condado de Clinton, sentada em frente da cabana do casal no rio Little Pine, viu um pássaro cinzento enorme pousar no meio do rio. Instantes depois, a ave decolou e foi embora. "A envergadura das asas" diz ela, "parecia da largura do rio, que eu diria ter uns 23 m", o que dava à criatura um status extraterreno. No mesmo verão, três homens disseram ter visto um pássaro-trovão agarrar uma corça nova de 5 kg perto do rio Kette.

    ResponderExcluir
  4. Monsterquest - Aves Gigantes

    https://www.youtube.com/watch?v=1ctRRXOevKI

    Desculpem os erros de português meu computador e meu teclado estão com problemas!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um amigo que faria um dirá gosto desse Roc

    ResponderExcluir
  6. acho vou parar de comer ovos e aves a partir de agora

    ResponderExcluir
  7. acabei lendo sobre esse passaro em uma novel chamada martial world e fiquei interessado sobre os mitos sobre ele, interessante o conteudo.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby