Image Map

8 de julho de 2014

Mishipeshu

۞ ADM Sleipnir


O Mishipeshu (Mishibizhiw, Mishipizhiw, Mishipizheu, Mishupishu, Mishibijiw, dentre muitos outras grafias, "Grande Pantera D'água"; também chamado Gichi-anami'e-bizhiw,  "Fabulosa Pantera da Noite") é uma fabulosa criatura presente na mitologia nativo-americana. Ela é descrita como um felino enorme, com chifres de cobre na cabeça, escamas de dragão por todo o corpo, espigões em suas costas e uma cauda de peixe. 

O Mishipeshu é destaque na mitologia da tribo dos índios ojíbuas, uma ramificação do povo AlgonquinoOs Algonquinos creem que o Mishipeshu controla os vários lagos e rios que se encontram dentro dos domínios tribais dos Ojibuas, localizados ao norte da região dos Grandes Lagos da América do Norte. Existiria mais do que um Mishipeshu, apesar da maioria das lendas falarem de apenas um. Isso, entretanto, pode originar-se da possibilidade de que as lendas de um local específico provavelmente lidem apenas com o seu próprio Mishipeshu e possam ter deixado de mencionar a existência de outros. 


Acredita-se que o Mishipeshu residiria nas proximidades da região do Lago Superior localizado no Canadá. Seu domínio se extenderia para dentro de cavernas e túneis encontrados abaixo em lagos, um fator que lhe permite se locomover com relativa facilidade na região. Conta-se que os lagos onde ele habita possuem uma das três seguintes características: são subitamente assolados por ventos fortes ou nevoeiros, contêm cavidades profundas e, por fim, têm águas com um tom específico de cor.

Mishipeshu protege o cobre e os outros metais encontrados nas rochas em toda a região. Ele é capaz de ser tanto uma força malévola ou benévola, dependendo das circunstâncias. Muito temido e respeitado devido ao seu controle sobre os lagos e rios, ele é considerado como um "Manitô", um ser poderoso e digno de adoração.

Criptozoologistas especulam que o Mishipeshu seria um estegossauro, uma espécie de dinossauro que habitou a Terra durante o período Jurássico. Representações antigas do Mishipeshu podem ser vistas pintadas em ocre vermelho na face dos penhascos de granito que se elevam sobre a baía Agawa.

Cultura Popular

O episódio " Mishipeshu " da série de TV Grimm envolve a possessão de um jovem nativo americano por uma pantera subaquática.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. eu tava esperando algo mais de objetivos, feitos ou poderes, mas ainda é bem interessante saber o q há por tras da crença

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby