Image Map

2 de julho de 2014

O Inferno: Parte I - Visão Geral

۞ ADM Dama Gótica


Inferno é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou um lugar de grande sofrimento e de condenação na vida após a morte, muitas vezes depois da ressurreição. Geralmente estas tradições localizam o inferno em outra dimensão ou sob a superfície externa da Terra. E muitas vezes incluem tambem entradas para o inferno direto da terra dos viventes.

A origem do termo é palavra latina pré-cristã inferus ("lugares baixos"), ou infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior". 

Na Bíblia latina, a palavra é usada para representar o termo hebraico Sheol e os termos gregos Hades e Gehenna, sem distinção. A maioria das versões em idioma português seguem o latim, e elas não fazem distinção do original hebraico ou grego. 


Alguns teólogos afirmam que o inferno não poderia ser um lugar desagradável, atestando que um personagem bíblico que estava em sofrimento no mundo real, almejou “esconder-se no inferno”, para aliviar sua dor. 

Porém, o próprio Jesus fez uma narrativa de uma situação onde uma pessoa que se encontrava no inferno implorava a Abraão que mandasse um conhecido que não estava no inferno lhe refrescasse a língua com pelo menos a ponta do dedo molhado em água, pois em chamas era atormentado (Lucas, capítulo 16, versículos de 19 ao 31). 


As palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tem conotação clara de um lugar para onde vão os mortos. Segundo a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Hades se refere a sepultura comum da humanidade, lugar onde vão todos os que morrem. Já a palavra Gehenna se refere a uma condição, sendo esta a condição daqueles pecadores não arrependidos: destruição eterna. 

Em versículos bíblicos onde se mencionam tais palavras, é possível perceber que se trata de um só lugar. Com o passar do tempo, muitas religiões interpretaram o inferno, como o destino de pessoas que não assumiram uma conduta louvável no ponto de vista religioso, e que por isso, foram condenadas ao sofrimento jamais visto pelo mundo material.

Outras tradições, que não aceitam que na vida após a morte haja um lugar de castigo ou recompensa, descrevem o inferno um lugar neutro para todos os mortos, localizado sob a superfície da Terra.


Clique AQUI para ler a parte II
Clique AQUI para ler a parte III

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Uma ameaça de punição perpétua ao opositor temida aos olhos das ovelhas, mas se os depravados vão para o ''céu'' acho que eu prefiro estar no inferno.Nos vemos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós já estamos no inferno, porque estamos na Matrix!!! compreendeu? bonequinho dos Arcontes.

      Excluir
    2. Ah nem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. É ótimo seu blog, estou seguindo e usando como link em minhas reflexões, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Matéria interessante, mas gostaria de fazer um comentário sobre a narrativa de Jesus mencionada no texto. Jesus sempre ensinava usando ilustrações, parábolas e histórias. Nesse caso não foi diferente, em nenhum momento Jesus deu uma alusão de que estava se referindo à algum acontecimento real. Jesus estava dizendo qual era a situação dos fariseus de sua época aqui representados como o homem rico e do povo comum representados como o Lázaro. Jesus nunca pregou ou disse que existia um lugar de tormento eterno. O termo inferno como muito bem disse o texto significa apenas lugar inferior. O inferno como algumas religião pregam, não existe. Um exemplo :a bíblia menciona que o preço pelo o Pecado é a morte. E que a alma (pessoa) que pecar ela morrerá,não menciona nenhum tipo de tormento,eu pergunto vocês, vocês pagariam de novo uma dívida que já foi paga? Outro exemplo interessante, Adão e Eva receberam uma ordem de não comer do fruto da árvore do conhecimento, ao dá esta ordem Deus disse também qual seria a punição, que eles morreriam,agora pense se Deus disse à Adão e Eva q eles apenas morreriam quando na verdade eles fossem jogados num lugar de tormento eterno, Deus nesse caso estaria mentindo e enganando o primeiro casal humano. Mas Deus não pode mentir e sua justiça é perfeita! Deus não se agrada da morte, por que ele se agradaria do tormento eterno em um inferno de fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu fiz ate um textão pra te mostrar que fogo é Fogo kkkk, mas eu só vou responder um ponto do teu comentário: se deus não se agrada da morte, ele não teria matado tanta gente como esta no seu livrinho, ainda mais tendo tanto poder como diz ter. Se ele existiu ou existe, ele é Injusto, preconceituoso, egoísta. Só te falo isso porque é feio você “prova da arvore do conhecimento” e não compartilhar, nem deixar ninguém conhecer, isso é “egoísmo” ;D

      Excluir
  4. Bem, primeiramente vc já leu a bíblia? Eu acredito q não. Mas enfim espero q vc leia ela um dia sem compromisso de religião. Tenha uma boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boooooa Taaaarde Moço ^^
      Se você específica qual bíblia eu te falo se já li ou não porque tem tantas né, tem a bíblia dos cristais, a bíblia da astrologia, a bíblia satânica, a bíblia das bruxas, etc.
      Mas tinha uma tal bíblia, que era só bíblia mesmo, e eu usava pra sentar em cima quando os meus pais católicos me levavam a igreja, e também durante 2 anos quando fiz catequese. Eu também já vi uma tal bíblia sempre aberta na sala da casa da minha mãe, no quarto da minha avó, dentro da bolsa que meu pai leva pro trabalho, dentro da bolsa das minhas amigas evangélicas (eu so tenho amiga evangélica, é bem estranho kkkk). Eita eu descobri que meu marido tem duas dessas aqui porque ele também era evangélico. Minha nossa muito agradecida por você me alertar sobre isso, como pode uma pessoa fazer umas postagem em um blog sem conhecer o assunto que ta falando. Depois que eu reler o Malleus Maleficarum eu procuro mais bíblias pra ler, fica na paz do senhor.

      Excluir
  5. Olá bom dia. Estive pensando sobre o seu comentário a respeito da árvore do conhecimento e q foi egoísmo de Deus não dividi-la. Bem a árvore do conhecimento era um símbolo do direito de Jeová Deus de determinar ou estabelecer para o ser humano os padrões do que é bom (aprovado por Deus) e do que é mau (condenado por Deus). Assim sendo, tal árvore, era uma prova do respeito do ser humano pela posição de seu Criador e da disposição do ser humano de permanecer dentro da área de liberdade decretada por Deus, área que de forma alguma, era restritiva, mas permitia o maior usufruto da vida humana. Ao comer da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, Adão e Eva demonstraram uma atitude de rebeldia ao direito de Jeová governa-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim Eva e Adão mostraram pra Jeová que ele não era onisciente nem onipotente kkkkkkkkk. Ate a próxima pessoal
      “ olha nada contra você, mas cada postagem minha é como uma filha, eu as defendo com unhas, dentes, socos, chutes e ate cuspidas, e eu não vou parar de defender essa”

      Excluir
    2. Sim, eu entendo,mas assim como você defende a sua postagem eu tenho o dever de defender a verdade, e fico feliz de saber q Vc já leu a bíblia, então você deve saber q em nenhuma parte dela é dito q Jeová puniu ou irá punir os pecadores em um inferno de fogo. Eclesiastes 9 :10 mostra qual é condição das pessoas que estão na sepultura. E Romanos 6:7 diz claramente que quem morre é perdoado de todos seus pecados. A bíblia tbm fala q haverá uma ressurreição de justos e injustos. Então se os injustos serão ressuscitados por que existiria um lugar de tormento eterno? A bíblia menciona um lago q queima em fogo e enxofre, mas diz claramente q este significa a segunda morte ou seja destruição eterna, e não tormento eterno!

      Excluir
    3. Mas enfim, eu não pretendo abrir nenhuma discussão, apenas quis comentar um ponto q eu achei interessante na postagem, q está muito boa. Minha intenção não é desmerecer o seu trabalho. Mas eu creio em algo totalmente diferente do que é pregado em muitas religiões sobre inferno e outras coisas. Espero não ter passado a idéia de que sua postagem estava ruim. E vou continuar a ler o blog pq eu gosto muito daqui.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.esta é a segunda morte. (APOCALIPSE 20:14)
    E diabo, Quê Os enganava, foi lançado no lago de fogo e Enxofre, onde estão o anticristo é o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentando para todos o sempre.(APOCALIPSE 20:10)
    E aquele quê não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (APOCALIPSE 20:15)
    Mas, quanto ãos covardes, é homicidas, ãos fornicadores, e ãos feiticeiros, e ãos idolatras e a todos os mentiroso, a sua parte será no lago quê arde com fogo e Enxofre; o quê a segunda morte.(APOCALIPSE 21:8)
    COVARDES:no sentido espiritual, são os quê não perseveram na fé cristã devido ás perseguição, difamações e injustiça sofridas.
    INCRÉDULOS:são os quê dúvida da palavra de Deus e ainda zombam daqueles quê cree.
    ABOMINÁVEIS: são os supersticioso, daqueles tomam decisões de acordo com os praticantes do cultismo (DT 18:9_12)
    HOMICIDAS:na linguagem divina, homicidas não e somente aquele quê tirou ávida de outra mas também o quê odeia o seu semelhante (1 JO 3:15)
    FORNICADORES:são aqueles quê vivem nos prazeres da carne ( EF 5:5)
    FEITICEIROS:são os quê cometem o pecado de rebelião e praticam feitiçaria.(1SM 15:23)
    IDÓLATRAS:são os quê amam,veneram ou consideram alguém ou algo mais do quê a Deus em outras palavras, idolatria é colocar em primeiro lugar na vida qualquer pessoa ou coisa no lugar quê deveria ser ocupado apenas por deus (GL 5:19_21)
    MENTIROSOS:são os quê torcem negam a verdade (JR 50:36; JO 8:44).
    MENTIROSOS:aquêoe quê vive contando mentiras quê busca enganar outra pessoa se valendo de falsidade. enganador, traiçoeiro.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby