Image Map

21 de novembro de 2014

Catoblepas

۞ ADM Sleipnir


O Catoblepas é um animal lendário originário da Etiópia, citado por Plínio, o Velho em sua obra História Natural (livro VIII) e mais tarde por Claudius Aelianus (Da Natureza dos Animais, 7.6). Seu nome vem do grego καταβλέπω (katablépō), que significa "olhar para baixo". 

Características

Catoblepas é geralmente descrito como um animal quadrúpede de porte médio, com um corpo negro semelhante a um búfalo e a cabeça de um gnu ou javali. Em algumas descrições, ele tinha escamas que cobriam as suas costas, protegendo-o. Sua cabeça era muito pesada para que pudesse sustentá-la normalmente, e por isso estava sempre inclinada para baixo.


De acordo com a descrição de Plínio, o olhar de um Catoblepas, assim como o do Basilisco, poderia transformar pessoas e animais em pedra, ou até mesmo matá-los instantaneamente. Já na descrição de Claudius, seu olhar não é fatal, mas sua respiração, tão venenosa a ponto de matar toda a vegetação ao seu redor, muitas vezes deixando-o sem nada para comer. Sem alimento disponível, o Catoblepas mastigava suas próprias pernas afim de saciar sua fome.

Acredita-se que a figura do Catoblepas tenha sido baseada em avistamentos de gnus, mamíferos comuns nas savanas africanas.  Como andam sempre em bandos, e é possível que visitantes estrangeiros tenham avistado um deles isolado de seu bando e assim acabaram construindo um mito em cima dessa visão. Alguns dicionários relacionam a palavra catoblepas como sendo sinônimo de gnu.

"Catoblepas Repugnante", copyright: Wizards of the Coast
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. isso explica muita coisa, tinha uma especie de touro brindado em um jogo de castlevania que eu jogava no GBA que ele tinha um bafo que petrificava ao entra em contato com o jogador, castlevania tem muito seres mitológicos, mais nunca tinha parado para ver um por um, talvez eu faça isso agora, da próxima vez que jogar um novo, já saberei o que esperar de cada criatura

    ResponderExcluir
  2. na saga final fantasy também aparece muito!

    ResponderExcluir
  3. as letras vermelhas dificultam a leitura, mudem para letra branca ou amarela. No mais o site é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Já fiz enquete e votação a respeito de trocar ou não, e manter vermelho prevaleceu na época. Além disso, devido a forma como formato os textos, eu teria que mudar as cores em post por post, o que me daria um trabalho que sinceramente não vale a pena. Mas existem meios tanto no navegador do pc, tanto no android, pra inverter as cores e deixar a leitura mais agradável, caso isso seja realmente um problema muito grande.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby