25 de novembro de 2014

Ukko

۞ ADM Sleipnir



Ukko (finlandês para "homem velho") ou Uku, é na mitologia finlandesa/estoniana o deus do céu, do tempo e da colheita, dentre outros. Ele é a divindade mais importante da mitologia finlandesa, e a palavra Ukkonen ("tempestade do trovão"), é derivada de seu nome. No Kalevala (o épico nacional finlandês) Ukko também é chamado de Jumala ("deus supremo"), representando a divindade de todas as causas maiores. Embora retratado ativo nos mitos, todas as suas aparições são unicamente por meio de fenômenos naturais como trovões, chuvas de granizo, etc.

Sua residência fica no centro da abóbada celeste, o umbigo do céu; por isso, muitas vezes ele era chamado de Ylijumala (Jurmala), que siginifica "Deus do Céu". Acreditava-se que Ukko controlava as chuvas e, portanto, a fertilidade da terra, e sacrifícios eram realizados para ele no início da época de plantio e em épocas de seca.

Sua consorte é Akka, deusa da fertilidade. Conta-se que quando eles acasalavam, provocavam tempestades. Estas também eram criadas quando Ukko conduzia sua carruagem através das nuvens. Ukko possui uma arma chamada Ukonvasara, geralmente representada como um martelo, machado ou uma espada, e com a qual Ukko lança ataques diretos, além de trovões e relâmpagos. 

Origem


Ukko costuma ser equiparado ao deus nórdico Odin, mas no contexto teogônico, se assemelha mais ao seu filho, ThorEle provavelmente teve sua origem na figura do deus báltico do trovão Pērkons/Perkunas, e na remota divindade do céu finlandesa IlmarinenCom o passar do tempo, Ukko tomou o posto de Ilmarinen como divindade celestial, e Ilmarinen deixou de ser uma divindade, tornando-se um mero herói e ferreiro mortal. 

Culto 


As pessoas recorriam a Ukko desejando boa sorte na caça, pesca e também nas guerras. Ukko possuía um festival somente em honra dele, chamado de Vakkajuhlat, também conhecido como Ukkon Vakka, Ukon Wacka ou simplesmente Vakat. Esse festival geralmente ocorria nos bosques, com muita animação e perdurou até o século XIX e começo do século XX. Durante o Ukkon Vakka, comidas, bebidas alcoólicas e também sacrifícios animais eram oferecidos para Ukko. 

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, gosto muito dos textos de vocês, fazia um bom tempo que queria ver uma postagem aqui sobre Ukko e gostei muito.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby