Image Map

25 de novembro de 2014

Ukko

۞ ADM Sleipnir


Ukko (finlandês para "homem velho") ou Uku, é na mitologia finlandesa/estoniana o deus do céu, do tempo e da colheita, dentre outros. Ele é a divindade mais importante da mitologia finlandesa, e a palavra Ukkonen ("tempestade do trovão"), é derivada de seu nome. No Kalevala (o épico nacional finlandês) Ukko também é chamado de Jumala ("deus supremo"), representando a divindade de todas as causas maiores. Embora retratado ativo nos mitos, todas as suas aparições são unicamente por meio de fenômenos naturais como trovões, chuvas de granizo, etc.

Sua residência fica no centro da abóbada celeste, o umbigo do céu; por isso, muitas vezes ele era chamado de Ylijumala (Jurmala), que siginifica "Deus do Céu". Acreditava-se que Ukko controlava as chuvas e, portanto, a fertilidade da terra, e sacrifícios eram realizados para ele no início da época de plantio e em épocas de seca.

Sua consorte é Akka, deusa da fertilidade. Conta-se que quando eles acasalavam, provocavam tempestades. Estas também eram criadas quando Ukko conduzia sua carruagem através das nuvens. Ukko possui uma arma chamada Ukonvasara, geralmente representada como um martelo, machado ou uma espada, e com a qual Ukko lança ataques diretos, além de trovões e relâmpagos. 


Origem

Ukko costuma ser equiparado ao deus nórdico Odin, mas no contexto teogônico, se assemelha mais ao seu filho, ThorEle provavelmente teve sua origem na figura do deus báltico do trovão Pērkons/Perkunas, e na remota divindade do céu finlandesa IlmarinenCom o passar do tempo, Ukko tomou o posto de Ilmarinen como divindade celestial, e Ilmarinen deixou de ser uma divindade, tornando-se um mero herói e ferreiro mortal. 

Culto 

As pessoas recorriam a Ukko desejando boa sorte na caça, pesca e também nas guerras. Ukko possuía um festival somente em honra dele, chamado de Vakkajuhlat, também conhecido como Ukkon Vakka, Ukon Wacka ou simplesmente Vakat. Esse festival geralmente ocorria nos bosques, com muita animação e perdurou até o século XIX e começo do século XX. Durante o Ukkon Vakka, comidas, bebidas alcoólicas e também sacrifícios animais eram oferecidos para Ukko. 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, gosto muito dos textos de vocês, fazia um bom tempo que queria ver uma postagem aqui sobre Ukko e gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. A mitologia finlandesa é muito interessante,inclusive esta serviu de inspiração para Tolkien em suas obras.

    Gostaria que você publicasse,se possível,sobre Väinämöinen,que é uma das mais importantes figuras da mitologia finlandesa,e que serviu de inspiração para a criação do personagem Gandalf.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui fazer um post específico sobre Vainamoinen, mas já falei sobre ele e outros personagens no post sobre o Kalevala, o qual eu recomendo que procure aqui no blog, ou na barra de pesquisas ou no mapa do blog, sessão "Outras Mitologias".

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby