Image Map

7 de novembro de 2014

Mihos

۞ ADM Sleipnir

Arte de Lemog Leo
Mihos (ou Maahes, Miysis, Mios, Maihes e Mahes) era um antigo deus egípcio associado à guerra e ao calor do verão, além de ser considerado o protetor da matrilinealidade (organização de família ou linhagem na qual só a descendência pela linha materna é levada em conta) e dos altos sacerdotes de AmonEle foi mencionado pela primeira vez durante o Império Novo, e alguns egiptologistas sugeriram que Mihos teria origem estrangeira. Ele teria sido um equivalente egípcio do deus-leão Apedemak, venerado na Núbia e no deserto do oeste egípcio.

Iconografia

Mihos foi muitas vezes descrito como um homem com cabeça de leão, empunhando uma faca e usando a coroa dupla do Alto e do Baixo Egito (a coroa Atef) ou um disco solar e  o uraeus (serpente real). Uma representação menos frequente do deus retratava-o como um leão devorando uma vítima.



Associações com outros deuses

Mihos era dito ser filho da deusa Bastet (no Baixo Egito) ou da deusa Sekhmet (no Alto Egito), e partilhava de suas naturezasJá seu pai variava de acordo com a principal divindade masculina da época e da região em que foi venerado, sendo os principais Ptah e Rá. Em seu papel de filho de Rá, Mihos era um dos deuses que ajudavam a proteger o deus-sol Ra dos ataques de Apep, durante sua viagem pelo submundo.

Mihos era associado com Nefertum (também um filho de Bastet ou Sekhmet) e às vezes é sugerido que ele era apenas um aspecto desse deus, que ocasionalmente tomava a forma leonina. Esta ligação dá a Mihos uma associação com óleos perfumados, que foi, por vezes, indicada pela representação de um buquê de flores de lótus perto de sua imagem. 

Ele também foi ligado a Shezmu (também um deus com cabeça de leão), Anhur (ou Onúris, outro deus da guerra, também com cabeça de leão) e Shu (que poderia assumir a forma de um leão).

Epítetos

Mihos raramente era referido por seu nome. Ao invés disso, ele era referido pelo seu epíteto mais comum, "O Senhor do Massacre". Mihos possui uma série de outros epítetos horripilantes, como "Portador da Faca", "O Senhor Escarlate" (referindo-se ao sangue de suas vítimas) e "Senhor da Matança". No entanto, ele não era visto como uma força do mal. Ele punia todos aqueles que violavam as regras de Ma'at e assim promovia a ordem e a justiça. Assim, ele também era conhecido como o "Vingador dos Erros" e "Ajudante Dos Sábios". Os gregos o associaram com as Fúrias (que também eram potencialmente perigosas, mas não especificamente malignas) e deu-lhe o seu epíteto de "O Gentil".

Culto

Seu centro de culto era Leontópolis (Nay-ta-cabana, "cidade de leões"), no Baixo Egito, onde leões eram domados e cuidadosamente tratados no seu templo. Ele também era venerado em Djeba (Utes-Hor, Behde, Edfu), Iunet (Dendera), Per-Bast (Bubastis) e Nubia (particularmente em Meroe), como um filho da tríade em Mênfis ao lado de Nefertum e, ocasionalmente, Imhotep.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Acabei de sonhar com ele sem ao menos saber que existia
    Nem sei se foi sonho ou uma visão
    Dele vestido de uma armadura prata e azul lindo
    Com uma espada apontada para frente alguém pode me explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Eu achei bem interessante seu relato.
      Pode me chamar no WhatsApp pra gente falar mais sobre isso? Tenho sonhos e visões também interessantes sobre esses deuses e seres Felinos, pode te ajudar a entender mais.
      21976544361

      Excluir
    2. Olá, tudo bem? Em uma oração que faço de São Miguel, tive a visão deste Deus egípcio, junto com uma piramide verde e outra dourada. Tbm queria saber o significado. Obrigada 🙏

      Excluir
  2. Será que quer dizer algo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leão de Judá:
      na sua 1ª vinda Jesus veio como um cordeiro, (imolado em sacrifício divino) para Se oferecer por todos nós...
      na 2ª vinda...
      ‘Ele será como um Leão, e a Sua língua como uma “espada-afiada”para repor a justiça em todas os povos e nações e restabelecer toda a terra”, o Grande Rei virá tomar o que é Seu
      e reinará para Sempre!!!...’
      A vitória está garantida!
      Aleluia
      AMEN

      Excluir
    2. Q povo chato, e por isso que um não gosto do cristianismo pq deixar as pessoas ignorante, parabéns pelo blog e de alta qualidade, mas cometeu um erro fatal, acumulou muito Hunter, vi muitas postagem Boas sem nenhum comentário e outros com comentários depreciativo, como este, mas, parabéns seu conteúdo e muito bom mesmo

      Excluir
    3. O cristianismo foi o último a chegar e acha que é dono de tudo kk mal sabem eles que tudo deles é uma mera cópia das culturas antigas e seu deus demiurgo é um dos mais fracos que existe...Deve ser por isso que em 2 mil anos de existência nunca fizeram nada demais pela humanidade

      Excluir
  3. Top! Esta tudo interligado. Quem é sabedor consegue assimilar

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby