Image Map

18 de novembro de 2014

Huldra

۞ ADM Sleipnir

Arte de Julia Lundgren

Huldra (também Skogsrå ou Tallemaja) é uma espécie de fada ou espírito das florestas pertencente à mitologia escandinava. É descrita como uma bela e sedutora mulher, com um buraco em suas costas semelhante a um tronco velho e uma cauda de raposa ou vaca. 

Huldras são sempre do sexo feminino e são dotadas de força sobre-humana, poderes sobrenaturais e alta resistência a ferimentos. Segundo as lendas, elas costumam aparecer aos humanos em meio à neblina ou chuva, de forma gentil e amigável. Costumam estar vestidas como damas, e se preocupam em esconder sua cauda por baixo de sua saia e o buraco de suas costas com os cabelos. Elas possuem impulsos sexuais hiperativos e gostam de seduzir e atrair os homens para dentro da floresta, com o objetivo de ter relações sexuais com eles. Se o homem atraído por uma Huldra for capaz de satisfazer suas necessidades sexuais, ela o deixará vivo e até mesmo o abençoará com o seu poder. No entanto, se o homem não puder satisfazê-la, ela irá matá-lo. 

Arte de Björn Rehnqvist

Mesmo que um homem consiga satisfazer sexualmente uma Huldra, isso não garante a sua segurança, pois ele se torna obcecado por ela e irá retornar todos os dias para se relacionar com ela. Eventualmente, acabará ficando esgotado e se não puder satisfazê-la mais, será morto. 

Assim como outros tipos de fadas, as Huldras raptam crianças humanas e deixam para trás um de seus próprios filhos em seu lugar. Elas também podem se casar com homens mortais, porém não podem entrar em igrejas. Se o fizer, sua cauda cairá e sua beleza se transformará em eterna feiura.

Proteção

Existem algumas formas de se proteger das Huldras. Como a maioria das fadas, Huldras temem objetos de ferro e sal, portanto basta carregar algo feito de ferro e/ou um punhado de sal e ela não se aproximará. Caso uma Huldra encante um homem, ele deverá amarrar em si próprio alguns ramos de Tibast Vandelrot, duas ervas nativas da região escandinava. Essas ervas fazem com que a Huldra perca o interesse pelo homem. Conta-se também que ver o buraco em suas costas quebra o seu encanto. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

21 comentários:

  1. Adorei. Me identifiquei e queria saber mais sobre Huldras, mas não encontrei sites tão bons quanto esse falando sobre isso. Por favor, poderiam me dizer quais as fontes de pesquisa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá! Minhas fontes de pesquisa para esta postagem foram todas em inglÊs, e não me lembro de todas, infelizmente. Segue abaixo 2 links dos quais me lembro de ter consultado:

      http://thedemoniacal.blogspot.com.br/2009/12/huldra.html
      http://www.mythicalcreatureslist.com/mythical-creature/Huldra

      Excluir
  2. Acabo de assistir um filme no Netflix onde um dos personagens é uma huldra. Chama-se "Segredo Sombrio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também cheguei aqui por ter visto esse filme, achei muito foda a história e a Thale kkk

      Excluir
    2. Opa, é nois haha, também cheguei aqui por ter visto esse filme e logo fui pesquisar sobre esse ser; fodinha a Thale hein, hah

      Excluir
    3. É três então, acabei de assistir no netflix. Kkkkkkkk

      Excluir
    4. São 4 agora...Kkkk
      Curti muito o filme.

      Excluir
  3. Tb acabei de ver o filme,o que me despertou a curiosidade sobre esses seres .
    Gostei muito do esclarecimento!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito mais queria saber mais de relatos de pessoas ou relatos de aparições ou algo parecido

    ResponderExcluir
  5. Acabei de assistir Thale ou Segredo Sombrio como traduziram aqui para o Brasil. Gostei bastante da explicação, concisa e esclarecedora. Se alguém tiver mais fontes sobre esse ser, me fale. Me interesso bastante por mitos e contos folclóricos.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de assistir segredo sombrio no netflix, o lance da huldra me deixou curioso, queria saber mais a respeito.

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa tá errada, huldras não são só mulheres, o masculino de huldra e huldrekall eles também aparecem no folclore escandinavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinni. Nunca tinha ouvido falar sobre os Huldrekall, e durante minha pesquisa para a postagem não encontrei nada. Depois irei revisar a postagem.

      Excluir
  8. Vai ajudar naquele RPG esperto! hehe

    ResponderExcluir
  9. Pesquisei sobre huldra e o artigo da Wikipédia é bem dirigente da postagem

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a matéria! Eu nunca tinha ouvido falar desse ser mítico até jogar recentemente o game "Bramble The Mountain King", que traz diversas criaturas do folclore nórdico em sua narrativa. Até enfrentamos uma Huldra no game, e é bem difícil derrotá-la.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby