Image Map

5 de novembro de 2014

Quibungo

۞ ADM Sleipnir


O Quibungo (também Kibungo ou Xibungo) é uma das criaturas mais assustadoras do folclore brasileiro. A lenda é na verdade de origem africana, e teria chegado ao Brasil por intermédio de escravos bantos oriundos da Angola e acabou sendo incorporada ao folclore baiano. Na Angola e também no Congo, o nome quibungo significa "lobo", mas também pode ser interpretado como "ladrão" ou "invasor". 

O Quibungo é uma espécie de bicho-papão que gosta de devorar crianças arteiras e desobedientes. Sua lenda é similar a de outros bichos-papões, como o Velho do Saco, porém o diferencial está em sua aparência medonha. Ele é descrito como uma criatura metade homem, metade animal, possuindo uma cabeça enorme e um buraco ou boca enorme em suas costas. Esse buraco/boca se abre quando ele abaixa a cabeça, e ele o utiliza para devorar as crianças desobedientes. 

Apesar de sua temível aparência, o Quibungo não é muito inteligente, tampouco esperto. Ele também é medroso e bastante covarde, talvez por conta de sua vulnerabilidade. Um Quibungo pode ser morto como se fosse um humano comum, seja com facadas, pauladas, armas de fogo, etc.


fontes:
  • http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folclore_quibungo.htm
  • "As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro" de A. S. Franchini


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. MELHOR POST DEPOIS DO MAPINGUARI, GOSTO MUITO DO FOLCLORE BRASILEIRO GOSTARIA DE VER MAIS CONTEÚDO SOBRE O ASSUNTO, MAS SEI COMO È DIFICIL ACHAR

    ResponderExcluir
  2. Brasil bizarro... o bicho comia de costas hehe.

    ResponderExcluir
  3. Uou, louco...bom, pelo menos eh vulnerável
    Rayssa

    ResponderExcluir
  4. muito legal saber mais sobre o folclore brasileiro

    ResponderExcluir
  5. Se eu ainda fosse pequena esse bicho teria me devorado!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby