Jápeto (ou Iápeto) era um dos 12 titãs filhos de Urano e Gaia. Seu nome deriva do grego iaptô ("ferir", "furar", "estocar"). Ele é visto como o deus-titã do tempo de vida humano e da mortalidade, principalmente da morte violenta, além de também ser associado à habilidade artesanal.
Genealogia
Segundo a Teogonia de Hesíodo, Jápeto uniu-se a Clímene (do grego klymenos, "famosa", epíteto também dado a Hades e Hefesto), filha de Oceano e Tétis, e teve com ela quatro filhos: Atlas ("suportar"), Prometeu ("pensamento previdente"), Epimeteu ("pensamento tardio") e Menécio ("poder condenado", ligado à raiva e imprudência). Prometeu e Epitemeu foram os deuses artesãos criadores da humanidade e dos mortais.
Estéfeno de Bizâncio atribuía-lhe ainda a filha Anquíale, deusa do calor do fogo e o pseudo-Apolodoro deu-lhe como filho o deus-rio Búfago (morto por Ártemis quando tentou violentá-la), que teve com Tornax (nome de uma montanha entre Esparta e Selásia). Pausânias dá o nome de Ásia à esposa de Jápeto.
Liderados por Cronos, Jápeto e os outros irmãos titãs conspiraram contra seu pai Urano, preparando-lhe uma emboscada quando desceu para se deitar com a Terra. Crios, Céos, Hipérion e Jápeto se posicionaram nos quatro cantos do mundo para segurar Urano, enquanto Cronos, escondido no centro, o castrava com uma foice. Nesse mito, Jápeto e os três irmãos representam os quatro pilares cósmicos que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu e a terra. Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas.
Na Ilíada de Homero, Jápeto é citado como um dos titãs prisioneiros do Tártaro, ao lado de Cronos e dos demais titãs.
Jápeto e Jafé
Alguns intérpretes e escritores cristãos (inclusive John Milton, no Paraíso Perdido) identificaram Jápeto com Jafé (do hebraico יֶפֶת, Japheth), filho de Noé, com base na similaridade do nome e na tradição bíblica que considerava todos os povos do mundo como descendentes dos três filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, sendo o último o ancestral de povos europeus, inclusive os gregos. Ainda nessa linha de interpretação, Cam, filho de Noé relacionado a povos africanos (entre outros), foi identificado com Júpiter Amon, ou seja, o deus egípcio Amon.
Jápeto, um dos satélites de Saturno. |
fontes:
- Fantastipédia
- Wikipédia
bem que voceis poderiam falar sobre melione a deusa dos fantasmas
ResponderExcluirmuito bom muito esclarecedor gratidão
ExcluirGreat post♥
ResponderExcluirHow about follow each other?
I follow your blog. Waiting for you♥
My Blog: http://juliemcqueen.blogspot.com
É br?
ExcluirUau, amo mitologia grega u
ResponderExcluirU
Rayssa