Image Map

3 de novembro de 2014

Jápeto

۞ ADM Sleipnir

Japeto, de Javier Bahamondes

Jápeto (ou Iápeto) era um dos 12 titãs filhos de Urano e Gaia. Seu nome deriva do grego iaptô ("ferir", "furar", "estocar"). Ele é visto como o deus-titã do tempo de vida humano e da mortalidade, principalmente da morte violenta, além de também ser associado à habilidade artesanal. 

Genealogia

Segundo a Teogonia de Hesíodo, Jápeto uniu-se a Clímene (do grego klymenos, "famosa", epíteto também dado a Hades e Hefesto), filha de Oceano e Tétis, e teve com ela quatro filhos: Atlas ("suportar"), Prometeu ("pensamento previdente"), Epimeteu ("pensamento tardio") e Menécio ("poder condenado", ligado à raiva e imprudência). Prometeu e Epitemeu foram os deuses artesãos criadores da humanidade e dos mortais.

Estéfeno de Bizâncio atribuía-lhe ainda a filha Anquíale, deusa do calor do fogo e o pseudo-Apolodoro deu-lhe como filho o deus-rio Búfago (morto por Ártemis quando tentou violentá-la), que teve com Tornax (nome de uma montanha entre Esparta e Selásia). Pausânias dá o nome de Ásia à esposa de Jápeto.

Jápeto, Arte do mobile game Immortal Conquest


A Queda de Urano

Liderados por Cronos, Jápeto e os outros irmãos titãs conspiraram contra seu pai Urano, preparando-lhe uma emboscada quando desceu para se deitar com a Terra. Crios, Céos, Hipérion e Jápeto se posicionaram nos quatro cantos do mundo para segurar Urano, enquanto Cronos, escondido no centro, o castrava com uma foice. Nesse mito, Jápeto e os três irmãos representam os quatro pilares cósmicos que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu e a terra. Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas.

Na Ilíada de Homero, Jápeto é citado como um dos titãs prisioneiros do Tártaro, ao lado de Cronos e dos demais titãs. 

Jápeto e Jafé

Alguns intérpretes e escritores cristãos (inclusive John Milton, no Paraíso Perdido) identificaram Jápeto com Jafé (do hebraico יֶפֶת, Japheth), filho de Noé, com base na similaridade do nome e na tradição bíblica que considerava todos os povos do mundo como descendentes dos três filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, sendo o último o ancestral de povos europeus, inclusive os gregos. Ainda nessa linha de interpretação, Cam, filho de Noé relacionado a povos africanos (entre outros), foi identificado com Júpiter Amon, ou seja, o deus egípcio Amon.

Jápeto, um dos satélites de Saturno.

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. bem que voceis poderiam falar sobre melione a deusa dos fantasmas

    ResponderExcluir
  2. Great post♥

    How about follow each other?
    I follow your blog. Waiting for you♥

    My Blog: http://juliemcqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uau, amo mitologia grega u
    U
    Rayssa

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby