Image Map

12 de agosto de 2015

Befana

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rémi Jacquot

A Befana é uma personagem presente no folclore italiano, semelhante a São Nicolau de Mira ou o Papai Noel. Ela pode ter-se originado em Roma, e depois estender-se como tradição por toda a Itália peninsular e em Ticino, parte italiana da Suíça. Uma crença popular é que seu nome provém da celebração da Epifania, todavia, evidências sugerem que a Befana deriva da deusa sabina/romana denominada Strina.

Befana é representada como uma velhinha de xale negro, coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé. Ela voa montada numa vassoura, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes (ou carvão). Segundo o folclore popular, ela visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro. Se elas se comportaram bem durante o ano, ela ira encher suas meias de caramelos. Caso elas tenham sido mal-comportadas, terão suas meias preenchidas com pedaços de carvão. A tradição recomenda que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico ou local para a Befana.


La Befana e Jesus Cristo

Segundo uma lenda, os Três Reis Magos iam para Belém levar presentes para o Menino Jesus, e, em dúvida quanto ao caminho a seguir, resolveram pedir informações à uma velha senhora. Ela tampouco sabia o caminho, mas convidou os visitantes a pernoitarem em sua casa. 


Na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a segui-los e visitar o Menino, mas ela lhes disse que estava muito atarefada. Mais tarde, porém, arrependeu-se e seguiu pelo caminho tomado pelos Magos, mas nunca mais conseguiu reencontrá-los. Desde então, diz a lenda que ela para em todas as casas que encontra pelo caminho, dando doces às crianças na esperança de que um deles seja o Menino Jesus.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Essa eu conhecia por causa do escudo do Benevento,clube de futebol da Itália.

    ResponderExcluir
  2. Interessante do escudo de futebol eu não sabia a vegana aparece na série miraculosa onde a avó de Marinete vulgo Ladybug aparece fica com raiva da neta não ter aceitado o presente da avó nisso hankmor transformar a avó em vegana com o objetivo de pegar os miraculosa detalhes daria pra abrir uma nova categoria e colocar mitologia e folclore italiano deve ter uns 11

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby