5 de agosto de 2015

Hachiman

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia japonesa, Hachiman (八幡神, Hachiman-jin / Yahata no kami) é o deus do arco e flecha e dos guerreiros samurais. Embora muitas vezes seja considerado um deus da guerra, Hachiman é mais corretamente definido como o deus protetor dos guerreiros. Ele também é o protetor divino do Japão e do povo japonês, sendo responsável por manter a paz, a prosperidade e a felicidade de seus habitantes. Desde os tempos antigos, Hachiman era adorado pelos camponeses como o deus da agricultura e também pelos pescadores, que rezavam para ele na esperança de ter uma pesca frutífera.

Hachiman significa "Deus das Oito Bandeiras", uma referência as oito bandeiras celestes que marcaram o nascimento do divino Imperador Ōjin, filho da imperatriz Jingo nascido no séc III, com quem ele é fortemente identificado. Durante o séc VII d.c., Hachiman passou a ser associado ao panteão budista como o grande bodhisattva Daibosatsu.

Um dos símbolos de Hachiman é a pomba, que também é considerada sua mensageira. Outro símbolo é o tomoe uma forma japonesa abstrata descrita como um redemoinho que se assemelha a uma vírgula ou a forma usual de um magatama, um símbolo utilizado pelos samurais.

A popularidade de Hachiman é tamanha que, atualmente, existem 25 mil templos xintoístas no Japão dedicados a ele, perdendo em número de templos somente para o deus Inari Ōkami. O santuário localizado em Usa, Província de Oita, é o mais importante de todos. Além disso,  muitas cidades, vilas e aldeias japonesas possuem nomes com referências diretas a Hachiman.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby