Image Map

28 de dezembro de 2015

Ymir

۞ ADM Sleipnir


Ymir foi o primeiro dos jotunn (gigante de gelo) e também o primeiro ser vivo a surgir na cosmogonia nórdica. Ele foi criado a partir do encontro das chamas de Muspelheim (o reino de fogo) e os rios de gelo de Niflheim (o reino das névoas). Uma vez criado, Ymir permaneceu dormindo por várias eras, durante as quais o seu suor gerou incontáveis gigantes, além de outras criaturas malignas. 

Em seu sono, Ymir era alimentado pelo leite da vaca Audumla, que veio a surgir posteriormente da mesma forma que ele. Um dia, enquanto lambia o gelo salgado de uma pedra, Audumla acabou revelando a cabeça de um homem. Audumla continuou a lamber a pedra e, após 3 dias, surgiu o primeiro deus, Buri. Buri deu origem a Bor, que por sua vez se casou com a giganta Bestla, que era descendente de Ymir. Desta união nasceram os primeiros deuses da classe dos Aesir: Odin, Vili e Ve.

Liderados por Odin, os filhos de Bor mataram Ymir, e o volume de sangue que escorreu dos seus ferimentos foi tão grande que quase todos os gigantes de gelo foram afogados pela torrente. Apenas um casal de gigantes, Bergelmir e sua esposa, escaparam da inundação agarrando-se a um tronco de árvore. Eles acabaram chegando em Jotunheim, onde deram continuidade a raça dos gigantes de gelo.


A Criação de Midgard

Odin e seus irmãos  usaram  o corpo de Ymir para criar Midgard, o reino da Terra. Eles colocaram o corpo de Ymir sobre o vazio (Ginnungagap) e fizeram a Terra de seu corpo e as rochas de seus ossos. Pedras e cascalho originaram-se dos dentes e ossos esmigalhados do gigante morto, e seu sangue preencheu o Ginnungagap, dando origem aos lagos e mares. 

Após remexerem o cadáver do gigante, os irmãos encontraram um ninho de vermes. Odin, então, resolveu dar-lhes uma outra morada que não fosse Midgard. Os “vermes” mais turbulentos foram chamados de anões e receberam como morada as profundezas da terra (Svartalfheim). Os demais, que pareciam ter um jeito mais nobre de se portar foram chamados de elfos e receberam as regiões amenas de Alfheim

A abóbada celeste foi formada com o crânio de Ymir, que é sustentado nos céus por quatro anões chamados Nordri, Sudri, Austri e VestriO cabelo de Ymir originou a flora, e seu cérebro originou as nuvens. Faíscas de Muspelheim foram colocadas no céu, e assim surgiram as estrelas.. Finalmente, Odin e seus irmãos , usaram as sobrancelhas de Ymir para fazer um grande muro para cercar e proteger Midgard, que se tornaria a morada dos seres humanos.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

25 comentários:

  1. O melhor site sobre "mitos" (entendedores entenderão as aspas)!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !
    Ymir se fudeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda que o cara tava só tirando o ronco dele em paz, e os cara foi lá e "fodase, bora matar o grandão e criar a humanidade"

      Excluir
  3. Achei ótimo. Mitologias,todas elas nos servem para orientação.

    ResponderExcluir
  4. Eu li em algum lugar que Ymir deu origem a um ser de seis cabeças, eu gostaria de saber se tem informação de que criatura seria esta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome deste ser é Thrudgelmir, pai de Bergelmir, que foi um dos sobreviventes da inundação provocada pelo sangue de Ymir.

      Excluir
  5. Alguém sabe pq Odin e os outros dois deuses mataram Ymir?

    ResponderExcluir
  6. Um erro, foi escrito que os anões viviam em Svartalffheim mas os anões vivem ninalfheim, quem vive em Svartalfheim são os elfos negros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não está. Svartalfheim / Nidavellir são ambos chamados de "morada dos anões". Geralmente quando falo dos anões no blog e cito sua morada, cito Svartalfheim como padrão, mas em alguns posts (como o específico sobre os anões) cito também Nidavellir. Essa confusão de nomes é mais uma das muitas incoerências do Snori Stulurson.

      Excluir
    2. Recomendo esse texto: https://norse-mythology.org/cosmology/the-nine-worlds/svartalfheim/

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo artigo, acabei abrindo essa página ao pesquisar sobre uma personagem de anime, mas a mitologia nórdica parece muito interessante! Vou me aprofundar lendo outros artigos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Foi morto e reciclado Odin e seus irmãos aproveitaram tudo

    ResponderExcluir
  10. Quem seria o equivalente a Javé no panteão nórdico? Eu pensei que fosse Ymir, mas pela descrição, não tem nada a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo em vista que quem criou o mundo foi Odin e seus irmãos, diria que é ele.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby