Image Map

19 de outubro de 2020

Menhit

۞ ADM Sleipnir

Arte de ArnNormand

Menhit (também conhecida como Menhet, Menchit ou Menkhet) era uma antiga deusa da guerra originária da Núbia e absorvida pelo panteão egípcio. Seu nome significa “aquela que sacrifica”, mas ela também era conhecida como “a matadora” ou "aquela que massacra". Menhit era geralmente retratada como uma mulher com cabeça de leão usando um cocar adornado com um disco solar e um uraeus.

Como uma deusa da guerra, Menhit era a protetora dos faraós e de seus exércitos. Acreditava-se que ela liderava as tropas dos faraós durante as batalhas, disparando flechas de fogo contra os inimigos e garantindo o sucesso das batalhas. Por causa de seu caráter muito agressivo e guerreiro, ela às vezes é conhecida como a deusa dos leões.

Arte de RoyalAnubis


Associações com outros deuses

Menhit foi associada a Neith (outra deusa da guerra) na cidade de Esna e também foi associada ao “Olho de Ra” (e portanto com Tefnut, Sekhmet Hathor). No Alto Egito, ela era adorada como consorte de Khnum e mãe de Heka (Hike), onde juntos formavam a Tríade de LatópolisSeu centro de culto era localizado na cidade de Latópolis, perto da fronteira sul do Egito, onde tornou-se intimamente associada a outra deusa da guerra, Sekhmet, por causa de seu dever e aparência. Quando o Alto e o Baixo Egito se uniram, Menhit se tornou um aspecto de Sekhmet.

Em Tinis, Menhit era tida como consorte de Anhur. Em Heliópolis, ela foi identificada com Ísis e em Leotópolis ela foi considerada um aspecto de Tefnut. Na verdade, é provável que a história em que Tefnut foge para Núbia e é trazida de volta por Shu e Thoth foi escrita originalmente sobre Menhit e Anhur (particularmente porque o nome deste último significa "aquele que trouxe de volta a Distante").

Arte de Ashley Murphy

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Essa história deu um nó na minha cabeça...

    ResponderExcluir
  2. Por causa das muitas associações entre os deuses, tenho a impressão de que os deuzes egípcios são uma única família na qual cada um dos membros tem várias faces diferentes que são os outros deuses, diversificando o panteão.

    ResponderExcluir
  3. Pode escrever um contando a criação do mundo de diferentes mitologias ? Seria bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já publiquei alguns posts sobres mitos de criação, como o japonês (Izanagi/Izanami), o chinês (Pan Ku, Nu Kua), Nórdico (Cosmogonia) e Egípcio. Utilizando a barra de buscas na lateral do blog (pc) ou fim da página (mobile) e pesquisando por "criação", você consegue encontrar alguns deles. Tbm tem o mapa do blog onde estão catalogados todos os nossos posts.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby