Image Map

7 de julho de 2021

Axomama

۞ ADM Sleipnir

Arte de Genzoman

Axomama ("Mãe das Batatas", também Axomamma, Ajomamma e Acsumama) é a deusa inca das batatas e uma das filhas de Pachamama, a Mãe Terra. Axomama é uma divindade obscura, mas que personifica e representa a importância que as batatas tinham na cultura inca. Os incas valorizavam muito a variedade agrícola e cultivavam milhares de tipos diferentes de batatas, em uma grande variedade de formas e cores. As batatas eram uma parte vital da cadeia alimentar do povo inca, que não só as cultivavam e se alimentavam delas, como as cultuavam. Na maioria das aldeias, havia uma batata em um formato particularmente estranho, a qual as pessoas adoravam e pediam por uma boa colheita. Entre os incas havia até mesmo o costume de enterrar batatas com seus mortos.

As batatas foram cultivadas pela primeira vez por agricultores na região dos Andes há quase sete mil anos atrás, mas só tiveram seu potencial agrícola compreendido no período do Império Inca. Após a total conquista do território inca pelo Império Espanhol, os espanhóis trouxeram para a Europa os espólios de suas conquistas, e dentre eles estavam as batatas, que se adaptaram bem aos solos europeus e tornaram-se base da alimentação no continente.


fontes:

  • You Goddess!: Lessons in Being Legendary from Awesome Immortals, por Elizabeth Foley e Beth Coates;
  • Superstitions: A Handbook of Folklore, Myths, and Legends from around the World, por D.R. McElroy;
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Axomamma
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby