Image Map

6 de dezembro de 2021

Myodusa

۞ ADM Sleipnir

Myodusa (ou Myodousa, coreano 묘두사; chinês 猫頭 蛇, "cobra com cabeça de gato") é uma criatura descrita como tendo o corpo de uma enorme serpente e a cabeça de um gato, e oriunda de uma lenda transmitida em Jangdan-gun, um antigo condado coreano localizado na parte noroeste da província de Gyeonggi-do.

De acordo com a lenda, a criatura vivia em uma fenda atrás de um templo budista de Jangdan-gun. Ela tinha uma natureza pacífica, convivendo em harmonia com os humanos e principalmente com os pássaros, que a tratavam como se ela fosse o seu rei. Nas ocasiões em que a Myodusa colocava sua cabeça para fora da fenda, bandos de pássaros costumavam voar ao seu redor. Em relação aos humanos, ela costumava receber ofertas de comida deles em agradecimento, pois ela possuía a capacidade de exalar uma espécie de fumaça azul que ao ser inalada, podia curar ferimentos e doenças, principalmente a malária. Portanto, era um costume pessoas com tais problemas de saúdes serem levadas até sua presença para receberem esse tratamento especial.


A relação harmoniosa entre a Myodusa e os humanos durou cerca de 50 anos, até que certo dia um seonbi (ver significado no último parágrafo) chamado Park Man-ho, entendendo que a crença e o culto a uma criatura como essas ia contra o Confucionismo, disparou várias flechas (ou somente uma, segundo algumas fontes) contra ela até matá-la. Essa lenda é interpretada como uma história que simboliza a derrota das crenças populares devido à disseminação do confucionismo durante a Dinastia Joseon. 

Sobre os Seonbi

Os seonbi eram homens eruditos virtuosos que durante os períodos Goryeo e Joseon da Coréia serviam ao público sem uma posição governamental, escolhendo abandonar posições de riqueza e poder para levarem uma vida de estudo e integridade. Aqueles que escolheram servir ao governo eram obrigados a ajudar o rei a governar a nação de maneira adequada e, uma vez fora do cargo, levavam uma vida tranquila no campo, ensinando e conduzindo o povo na direção certa. Hoje, o termo é uma palavra figurativa para um homem erudito que não cobiça riquezas, mas valoriza a retidão e os princípios. 

Seonbi, arte de u kyoung An

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Excelente o post, a parte do seonbi deu uma ideia de criar um personagem de rpg inspirado nele

    ResponderExcluir
  2. não entendi, se o bicho era tão bom, porque o maluc atirou nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando algo se torna uma ameaça a uma religião, essa religião logo dá cabo de destruí-lo. No caso do Myodusa, foi, como o texto explica, a expansão do Confucionismo (que é mais uma corrente filosófica que uma religião propriamente dita)

      Excluir
    2. noss, mas como a myudusa era uma ameaça ao confucionismo?

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby