29 de dezembro de 2012

Os Leões de Tsavo

۞ ADM Sleipnir




Em março de 1898, os ingleses trabalhavam na construção de uma ferrovia no Quênia, leste da África. Para a construção de uma ponte sobre o rio Tsavo, foi contratado o Coronel John Henry Patterson (1865-1947), engenheiro construtor de pontes. Mas durante a construtação da ponte a obra teve que parar, pois a cada dia ia sendo registrada mortes dos trabalhadores por uma dupla de leões sanguinários. Eram dois machos que pertencem a uma subespécie, a única em que os machos são desprovidos de juba, com cerca de 3 metros de comprimento foram responsáveis por mais de 140 mortes. 


Toca dos Leões de Tsavo


Os leões arrastavam os homens para fora de suas tendas à noite e alimentando-se de suas vítimas. Apesar da construção de barreiras de espinhos em torno dos acampamentos, fogueiras durante a noite e rigoroso toque de recolher após o anoitecer, os ataques aumentaram vertiginosamente, ao ponto em que a construção da ponte finalmente cessou, devido a uma partida em massa dos trabalhadores da obra, com medo dos leões. Os nativos da região os chamavam de shaitaini (demônios da noite) e os ingleses traduziram isso para Sombra e Escuridão. Segundo o Coronel John Patterson, o fato mais atormentador era que os leões eram extremamente inteligentes.

Cerca de espinhos




Vagão-Armadilha, que falhou
Plataforma de Tiro sobre uma árvore



Suas formas de atacar e de se esquivar das armadilhas eram coordenadas e perfeitamente estratégicas e eficazes, incomuns à qualquer animal. 

O mais estranho é que, conforme os relatos do Coronel Patterson, os leões caçavam em conjunto, e arrastavam suas vítimas a uma caverna para devorá-las. Esta versão é contestada por arqueólogos que dizem ser costumes tribais fazerem rituais humanos em cavernas da região e portanto, os ossos encontrados por Patterson não são evidência que aqueles homens foram vítimas dos leões. 

Os moradores da região alegavam que os leões eram na verdade espíritos de dois chefes indígenas que eram contra a construção da ferrovia, e por isso atacavam a região da ferrovia na forma de leões. Depois de nove meses de ataques, as mortes só cessaram quando Patterson conseguiu matar os leões. O primeiro, na noite de 9 de dezembro de 1889, e o segundo na manhã de 29 de dezembro, quase tendo sido devorado na segunda caçada.




O leão morto em 29/12/1898

O fato foi retratado no livro The Man-Eaters of Tsavo, da autoria de John Patterson e no filme A Sombra e a Escuridão, de Stephen Hopkins. Os leões foram empalhados e hoje estão em exposição no Chicago Field Museum of Natural History.


Patterson e o leão morto em 09/12/1898






Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, fique a vontade e deixe seu comentário nas postagens, pois ele é o nosso maior incentivo!

19 comentários:

  1. Assustador! mesmo empalhados ainda dão medo.

    ResponderExcluir
  2. Os leões de tsavo John Patterson e no filme A Sombra e a Escuridão, não tem nada a ver com os 2 leões Sangue e Ódio do livro BASTARDO O NÃO ESPERADO do autor Ederson Maia, no livro do Brasileiro que sera publicado ainda nesse ano 2013, Sangue e Ódio são leões imortais e gigantes, medindo 3 metros de alturas por 4 de comprimentos, as cores diferenciadas um do outro, preto( negro ) e branco salpicado de amarelo com preto, as feras apenas devoram homens estupradores que tem suas partes secretas ( íntimas )depois de amputadas, pelo seu domador BASTARDO O NÃO ESPERADO, um homem negro que tambem é imortal e mata estupradores na terra, ele usa um disco de ouro com cortes de pedras preciosas para amputar as partes dos violentadores sexuais. De EDERSON MAIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo um site de notícias, Ederson Maia é uma lenda no que escreve, o anônimo tem uma mente brilhante, a indícios verdadeiros, o cara tem suas obras registradas e protegidas por lei, ainda que o livro não foi lançado, os federais tem 4 olhos em redor do mundo, algo semelhante sendo produzido no planeta terra, tera processos por direitos autorais, fontes especial de redes no mundo da internet, dizem que ele é um fantasma protegido, o cara existe, e já comentou várias celebridades no facebook, Ederson Maia adora Stephenie Meyer, e éra um grande fã do lendário Gore Vidal, relatos verídicos afirmam, Ederson Maia é um Brasileiro, e mora na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, centro- oeste do país Brasileiro, a obra esta estimado em milhões, e ultrapassa 400 páginas de muita adrenalina, suspense, erótico e terror.

      Excluir
  3. acredito os q os operários daquela época passaram ser mortos enquanto dormiam,além de cruéis e sanguinários acima de tudo calculistas,este coronel Patterson merece uma placa.

    ResponderExcluir
  4. Os leões do filme eram mas legais do que esses gatinhos empalhados

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, eles forma reconstituídos sendo reduzidos em seus verdadeiros tamanhos. Pois grande parte de suas peles, (assim como seus crânios as peles restantes forma utilizadas no processo de reconstituição), foram dadas como presentes para alguns nobres do Império Britânico, por isso aparentam serem menores do que realmente foram.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria saber onde vc conseguiu as fotos,eu preciso para um trabalho de história.Por favor pode me dizer onde vc conseguiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei no google mesmo, só pesquisar sobre "Leões de Tsavo"

      Excluir
    2. http://www.msreporter.com.br/autonomo-cria-heroi-regional-em-livro-que-reune-historia-sul-mato-grossense-e-ficcao/------- Muito pessoal... lá vai o livro de Ederson Maia, essa é a capa do mega livro BASTARDO- O NÃO ESPERADO. Os dois leões gigantes estão aí... vejam!

      Excluir
  7. indígenas na África ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, confesso que também achei estranho. A fonte de onde o texto foi retirado diz indígenas também, porém eu acho melhor a palavra "nativos", tendo em vista que o termo indígena foi empregado pelos colonizadores europeus ao chegarem a América.

      Excluir
  8. O polêmico Ederson Maia escreveu algo surreal e aterrador. Sua obra que foi relevante com poucos exemplares, agora terá o seguimento notável. Pois a trilogia continua, e questionar a mente brilhante do escritor, é como chupar melancia congelada " Algo impossível " Ederson Maia aborda um tema assustador nos dias atuais em sua mega produção. BASTARDO- O NÃO ESPERADO é no mínimo esmagador. Os leões gigantes que acompanham o tirano mutilador vestido de salmão, nos lembra algo aqui parecido. Mas é notavelmente diferenciado e assustador. http://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/vendedor-de-rodos-cria-heroi-bem-sul-mato-grossense-que-gosta-de-comer-manga

    ResponderExcluir
  9. " As vezes o seu olhar causa medo notável, o estrídulo de sua arma mutilando seus alvos, fazem um tilintar de metal curioso: Então os leões gigantes e vorazes, dão uma olhada ao seu domador e dono, antes de engolirem os estupradores, seus ossos são esmagados quando ainda na boca das duas feras. Ódio e Sangue são seus nomes, os leões de Goy " PLANETA INACESSÍVEL " tem tamanhos monstruosos, medindo 3 metros altura, por 4 de comprimento. Então apenas com seu rugido e bramido, esmagaria os leões de Tsavo. RELATOS DO MEGA LIVRO- BASTARDO- O NÃO ESPERADO. Obra imaginária do escritor brasileiro Ederson Maia.

    ResponderExcluir
  10. " Comovente mesmo é saber que o mundo da ficção não é acanhada por realidades diversas; Pois sabemos que a nossa ficção vai além de uma realidade contemporânea. O que dizer de mitos, lendas e magias da escuridão universal? Sabemos que tudo falado, ou acontecido hoje, já ocorreram milhares de anos passados. O escritor Ederson Maia vai sacudindo como o pequeno pigmeu esquecido, e logo mais... ele irá acordar como um gigante King Kong, ou deuses da literatura Grega, será aqui! Ou ali! Bem. O que me importa é que o mundo fantasioso é sim até que real, faremos ser, ou quem sabe já é sim." Ederson Maia que amou a página PORTAL DOS MITOS, o escritor inconcert literatura.

    ResponderExcluir
  11. Ei? Eu amar todos vocês, sempre amar tudo que é comovente e extraordinário, a ficção é minha irmã, e seus arraiais minha paixão.
    http://www.lifeeditora.com.br/wa_146.html

    ResponderExcluir
  12. Desde o dia em que vi o filme, fiquei fascinado pela história. O melhor é saber que os relatos mais incríveis acerca dos leões são verdadeiros. O senhor Coronel Pattersom foi mesmo um grande caçador.

    ResponderExcluir
  13. Em uma entrevista recente: matar curiosidades de a respeito de um escritor é relevante há beça. Pude afirmar que não me espelhei, ou imaginei algo de Tsavo, em meu Mega- Livro - BASTARDO- O NÃO ESPERADO - eu imaginei os leões gigantes dessa minha magnificente história de ficção, do fundo de minha alma. Os Leões de Goy é algo surreal. Na parte II dessa Trilogia estendida, eu Ederson Maia procuro efetuar uma flutuação sistêmico sobre os personagens. E tudo está ficando mais inextricável, a ponto de querer fazer o leitor entrar em transe nas páginas caligrafar.

    ResponderExcluir
  14. Alguns anos atrás, sobre uma forte neblina comovente e gelada; que moveu a opinião pública em Campo Grande M/S. uma temperatura ardente em forma de gelo, não costumeira por aqui. Estando eu ainda em meu leito, tive então uma visão crucial de BASTARDO- O NÃO ESPERADO. O gigante negro que mutila um vespeiro de estupradores sobre o planeta terra, e depois joga seus restos mortais aos seus gigantes leões vorazes: por incrível que pareça, naquela dia foi pela primeira vez que eu Ederson Maia assisti "A SOMBRA E A ESCURIDÃO" minha imaginação não vasou, mas me deu os leões de Goy, amigos e domados por Jeoaquim Frankino ( Bastardo ). Então escrevi e lancei o meu mega livro no ano de 2014.

    ResponderExcluir
  15. Bem, as páginas eu admiro a beça, e vocês? Agora segurar um pouco os comentários "TOP"

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.