Image Map

10 de abril de 2023

Matagot

۞ ADM Sleipnir

Matagot (ou Mandragot) é, de acordo com algumas tradições orais do sul da França, um espírito doméstico ou familiar que pode assumir a forma de vários animais, sendo comumente associado a gatos pretos. Existe inúmeras variações regionais quanto a nomes, métodos de aquisição e comportamentos específicos, mas em grande parte estão associados à sorte e à riqueza.

Conta-se que Matagots podem ser encontrados uma noite por ano (especificamente na véspera da festa de São João em 23 de junho). Aqueles que desejarem capturar um Matagot devem ir nessa data até uma encruzilhada e usar uma galinha gorda para atraí-lo. No momento em que o Matagot aparecer e cair na isca, basta surpreendê-lo e capturá-lo com um saco. Depois, a pessoa deve voltar para casa em silêncio, e sem olhar para trás. A partir de então, o Matagot estará à disposição de seu mestre, e se a cada refeição for lhe dado o primeiro bocado de comida e bebida, ele irá recompensá-lo com uma moeda de ouro a cada manhã.

Um Matagot bem cuidado é uma bênção para uma família, mas quando maltratado, ferido ou desnutrido pode se voltar contra seus mestres, atacando-os ou fazendo com que sejam atingidos por dores agonizantes. Nas tradições da Gasconha, não se deve manter um Matagot durante toda a vida. Se o seu proprietário estiver morrendo, sofrerá uma longa agonia, até que ele o liberte.

Cultura Popular

Em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, Matagots eram usados ​​pelo Ministério da Magia Francês para trabalhos manuais, como manuseio de correspondência e segurança de alguns departamentos. Normalmente, eles eram inofensivos, mas se provocados, eles se transformavam em criaturas muito ferozes. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby