20 de abril de 2023

Dis Pater

۞ ADM Sleipnir


Dis Pater (também conhecido como Rex Infernus ou mesmo Plutão) é um deus romano do submundo, originalmente associado a terras agrícolas férteis e riqueza mineral. Uma vez que essa riqueza mineral é na sua maior parte oriunda do subsolo, eventualmente Dis Pater se tornou associado ao submundo e também à morte e, por consequência, associado e confundido com outras divindades ctônicas, principalmente Plutão (grego Hades) e Orco. Ao ser confundido com Plutão, Dis Pater acabou assumindo alguns dos atributos mitológicos do mesmo, sendo considerado um dos filhos de Saturno (grego Cronos) e Ops (grego Réia), juntamente com Júpiter (grego Zeus) e Netuno (grego Poseidon). Ele governou o submundo e os mortos ao lado de sua esposa, Proserpina (grego Perséfone). 

Na literatura, o nome de Dis Pater era comumente usado como uma forma simbólica e poética de se referir à própria morte. Seu nome era comumente abreviado para Dis, e desde então esse nome se tornou um nome alternativo para o submundo ou uma parte do submundo, como a Cidade de Dis da Divina Comédia de Dante, que compreende o Inferno Inferior.

Outras associações

Dis Pater às vezes era identificado com o deus sabino Sorano.  Júlio César, em seus Comentários sobre as Guerras da Gália ( VI :18), afirma que todos os gauleses reivindicavam descendência de Dis Pater. Este é um exemplo de interpretatio romana: o que César quis dizer é que todos os gauleses reivindicavam descendência de um deus gaulês que ele igualava ao Dis Pater romano.

Um escólio na Farsáliapoema épico escrito pelo poeta latino Lucano,  iguala Dis Pater a Taranis, o deus gaulês do trovão. No sul da Alemanha e nos Bálcãs, Aericura era considerada uma consorte de Dis Pater. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby