Koji Kashin (jap. 果心居士 ; também chamado de Shippo Gyoja ou Shichiho Gyoja, jap. 七宝行者, "Peregrino dos Sete Tesouros") foi um ilusionista folclórico japonês, que acredita-se ter vivido no período Muromachi, embora sua historicidade seja muito debatida. Koji teria nascido na província de Echigo, em data e anos desconhecidos. Algumas fontes afirmam que ele passou sua infância no Monte Koya, onde estudou o budismo esotérico Shingon, e outras que ele viveu no templo Kofuku-ji, na província de Yamato. Independente de qual templo ele viveu, Kashin Koji começou a se interessar por genjutsu (magia ilusória) e isso acabou fazendo com que ele fosse expulso do mesmo.
Após o ocorrido, ele se tornou um andarilho, e passou a realizar pequenos truques de ilusionismo em troca de algumas moedas. Esses truques envolviam jogar folhas em lagos e fazê-las se transformarem em peixes, além de fazer as pessoas acreditarem que estavam segurando pedras nas mãos quando na verdade não estavam. Com o tempo, suas habilidades foram crescendo, e ele logo estaria realizando-as para iludir pessoas do alto escalão japonês.
Uma dessas pessoas foi Hisahide Matsunaga, daimyō e chefe do clã Matsunaga, com quem dizem que ele tinha amizade. Hisahide certa vez teria lhe desafiado, perguntado se ele era capaz de fazê-lo sentir medo, mesmo tendo sobrevivido a inúmeros campos de batalha. Kashin Koji então o fez, fazendo com que o fantasma da esposa de Hisahide, que havia morrido há vários anos, aparecesse diante dele.
Outro alvo de seu genjutsu teria sido o lendário daimyō Oda Nobunaga. Conta-se que Kashin tinha em sua posse um pergaminho que continha uma pintura do inferno, tão habilmente confeccionada que suas chamas pareciam vivas. Oda Nobunaga tomou conhecimento dessa pintura e desejou tê-la para si. Após recusar vendê-la ao daimyō, vassalos do mesmo foram até Koji e o mataram, roubando a pintura de seu cadáver. Quando Nobunaga finalmente pôs as mãos no pergaminho e o abriu, havia dentro dele apenas uma pintura em branco. Depois de um tempo, Nobunaga recebeu a informação de que Koji Kashin estava vivo, e que continuava a praticar seus truques em praça pública. Levado perante a presença de Nobunaga, Kashin Koji foi questionado acerca da pintura e o porquê dela estar em branco. Koji então lhe responde que se ele pagasse o preço justo, a pintura retornaria ao seu lugar original. Diz-se que após Nobunaga pagar 100 ryo de ouro à Koji, a imagem reapareceu na tela em branco.
Em 1582, após ter sido preso por vadiagem, Kashin Koji recebeu um convite para ir até a residência de Akechi Mitsuhide (general samurai japonês do período Sengoku, mais conhecido como o assassino de Oda Nobunaga), o qual havia ouvido falar de sua reputação e gostaria de ver seus truques com os próprios olhos. Após beberem alguns goles de saquê, Kashin convidou Mitsuhide até uma tela que decorava um dos cômodos da residência. Nela, havia um pequeno barco boiando em um lago. De repente, a água do lago ilustrado na pintura começou a transbordar da mesma, inundando o recinto. Kashin Koji então subiu no barco que também havia deixado a pintura, e retornou junto dele para a mesma, desaparecendo juntamente com toda a água do local.
Mais tarde, Koji entra em contato com Toyotomi Hideyoshi e lê sua sorte para ele. Insatisfeito com o futuro previsto por Koji, Hideyoshi manda capturá-lo e matá-lo. No entanto, Koji se transformou em um rato e escapou.
Não temos certeza sobre o fim da vida de Kashin Koji. Alguns dizem que ele foi assassinado em 1584, mas um livro chamado Koro Chawa diz que ele se encontrou com Tokugawa Ieyasu em 1612, onde Ieyasu perguntou-lhe sua idade e afirmou ter 88 anos.
Cultura Popular
No game Nioh 2, Kashin Koji é um boss na forma de um mago yokai que ataca o jogador com ataques elementais de todos os tipos.
|
Kashin Koji (Nioh 2) |
Em Boruto: Naruto Next Generations, Kashin Koji é o nome do clone genético do lendário ninja Jiraiya criado com o objetivo de matar Isshiki Ōtsutsuki. Ele era espião infiltrado como um dos "Internos" da organização Kara, sendo responsável pelo setor nos arredores do País do Fogo.
|
Kashin Koji (Boruto), arte de pryesh_arts |
fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.