۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Maria da Manta (também Marimanta, Maria da Grade ou Maria Gancha) é uma bogeyman (bicho papão) do folclore português, dita habitar em rios, lagos e poços. Segundo as lendas, ela atrai as crianças que se aproximam desses lugares até ela e as puxam para dentro d'água, matando-as afogadas.
As descrições dela são variadas tal qual seus nomes. Algumas fontes descrevem-na como sendo uma espécie de ninfa malévola, dotada de um par de chifres em sua cabeça e tendo olhos que brilham como chamas. Outras adicionam ganchos às suas mãos. Há ainda fontes que a descrevem como uma anciã vestida com farrapos e trazendo um saco nas costas.
Enquanto alguns relatam que ela não possui cabelos, outros afirmam que ela possui cabelos ruivos. Uma antiga canção de ninar portuguesa sobre ela diz:
Como todo bogeyman, a lenda da Maria da Manta é utilizada por pais e educadores para assustar as crianças, para prevenir que elas se aproximassem de locais perigosos. Há quem afirme que tal lenda é um resquício de contos de ninfas dos tempos antigos. Para o linguista e etnógrafo português Leite de Vasconcelos (1858-1941) sua figura era a distorção de uma antiga divindade ibérica.
fontes:
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.