۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
A lenda dos Dois Cavaleiros, oriunda do município de Campo Magro, no Paraná, fala sobre dois homens que cometeram injúrias contra Deus e, por conta disso, suas almas não conseguem repousar. Um desses homens, um tropeiro paranaense, cometeu tais injúrias ainda vivo, de tal forma que quando morreu, o pároco local não permitiu que ele fosse enterrando em "terra santa". Dessa forma, ele acabou sendo enterrado fora dos muros do cemitério da capela do Senhor Bom Jesus. Nesse mesmo período, um outro homem se matou enforcado, cometendo assim o que para muitos é um pecado imperdoável, o suicídio.
Dizem que os espíritos desses dois homens malditos costumam visitar-se durante a noite. Montados em cavalos sem cabeça, eles passam correndo pela Rua do Banhado e, quando se encontram, descem dos mesmos e começam a cavar o solo em sinal de cumprimento. Depois, cada um volta ao seu lugar e desaparecem misteriosamente.
fontes:
- Lendas e Contos Populares do Paraná, de Renato Augusto Carneiro Jr.
- https://www.youtube.com/watch?v=qvpGpfghCB0
- https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/retratos-parana/curiosidades/conheca-cinco-lendas-regionais-contadas-no-parana-914kev16sy27d2g1oxn2tm43y/
Meu caro Sleipir poderia trazer mais lendas do Rio Grande do Sul Especificamente de Porto Alegre?
ResponderExcluirDentro do possível, trarei com certeza.
ExcluirBoa tarde Sleipnir, você poderia trazer mais lendas de Pernambuco? Se for traz a lenda da Pedra do Rei Midas, uma pedra de Rio Formoso que come pessoas
ResponderExcluirDesta fiquei curioso pois o nome da pedra brasileira não tem nada a ver com o efeito, encontrado na mitologia grega da maldição lançada ao Rei Midas.
ExcluirTambém achei bastante curioso, pesquisarei a respeito.
ExcluirNÃO CONHECIA ESSA LENDA DOS CAVALEIROS.
ResponderExcluirTB FIQUEI CURIOSO SOBRE A PEDRA DE MIDAS.
AGUARDO MAIS LENDAS BRASILEIRAS LOCAIS.