12 de maio de 2017

Vretil

۞ ADM Sleipnir


Vretil (também conhecido como Pravuil ou Radauriel) é um anjo/arcanjo brevemente mencionado no Segundo Livro de Enoque como sendo escriba de Deus. Na passagem onde é citado, Deus ordena que Vretil traga materiais de escrita para Enoque, para que este pudesse documentar sua jornada através dos céus.

De acordo com os folcloristas Charles Russell Coulter e Patricia Turner, Vretil seria uma reformulação hebraica da deidade babilônica Nabu

Vretil também é associado ou identificado com o "homem vestido de linho", citado na Biblia em Ezequiel, capítulo 9:

"Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Fazei chegar os intendentes da cidade, cada um com as suas armas destruidoras na mão.E eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, e cada um com a sua arma destruidora na mão, e entre eles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão à sua cintura; e entraram, e se puseram junto ao altar de bronze.E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura.E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.E disse-lhes: Contaminai a casa e enchei os átrios de mortos; saí. E saíram, e feriram na cidade.Sucedeu, pois, que, havendo-os ferido, e ficando eu sozinho, caí sobre a minha face, e clamei, e disse: Ah! Senhor DEUS! dar-se-á caso que destruas todo o restante de Israel, derramando a tua indignação sobre Jerusalém?Então me disse: A maldade da casa de Israel e de Judá é grandíssima, e a terra se encheu de sangue e a cidade se encheu de perversidade; porque dizem: O Senhor abandonou a terra, e o Senhor não vê.Pois, também, quanto a mim, não poupará o meu olho, nem me compadecerei; sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho.Eis que o homem que estava vestido de linho, a cuja cintura estava o tinteiro, tornou com a resposta, dizendo: Fiz como me mandaste."
Ezequiel 9:1-11



fontes: 
  • Livro  Encyclopedia of Ancient Deities, de Charles Russell Coulter e Patricia Turner;
  • Livro Dictionary of Angels, de Gustav Davidson.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Foi dar-lhes uma dica: na próxima vez que pesquisarem sobre os Arcanjos, pesquisem sobre Anael, o princípe dos cupidos. Claro, é só uma dica. Agradeço imensamente, o profissionalismo que o Portal dos Mitos, pesquisa e aborda assuntos mitológicos das mais variadas culturas. Minhas mais sinceras homenagens. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Pedro Sales, acabei excluindo o seu comentário por acidente. A diferença entre Vretil e Metatron é que um é citado como escriba de Deus no Talmude (Metatron) e outro no Segundo Livro de Enoque (Vretil)

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby