31 de maio de 2017

Aglibol

۞ ADM Sleipnir


Aglibol ("Cordeiro de Bel/Deus") era uma divindade lunar pertencente ao panteão da antiga cidade de Palmira, na Síria. Ele era retratado com um halo lunar em torno de sua cabeça e, algumas vezes, ao redor dos ombros, tendo a lua em forma de foice (crescente) como um de seus símbolos. 

Ao lado do deus supremo Bel/Baal-Shamin e do deus solar Yarhibol/Malakbel, ele forma a chamada Tríade Palmirana. Junto de Yarhibol/Malakbel, Algibol atuava como assistente de Baal-Shamin. Aglibol também é relacionado com a deusa Astarte e o deus Arsu, a "estrela da noite".

Aglibol e Malakbel eram venerados em um santuário chamado "Madeira Sagrada". Seu culto continuou no período helênico e foi, mais tarde, levado a Roma.

A tríade Palmirana: Aglibol (esq), Bel/Baal-shamin (centro) e Yarhibol/Malakbel (dir.)
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby