31 de maio de 2017

Aglibol

۞ ADM Sleipnir


Aglibol ("Cordeiro de Bel/Deus") era uma divindade lunar pertencente a mitologia palmirana, na antiga Síria. Ele era retratado com um halo lunar em torno de sua cabeça e, algumas vezes, ao redor dos ombros, tendo a lua em forma de foice (crescente) como um de seus símbolos. 

Ao lado do deus supremo Bel/Baal-Shamin e do deus solar Yarhibol/Malakbel, ele forma a chamada Tríade Palmirana. Junto de Yarhibol/Malakbel, Algibol atuava como assistente de Baal-Shamin. Aglibol também é relacionado com a deusa Astarte e o deus Arsu, a "estrela da noite".

Aglibol e Malakbel eram venerados em um santuário chamado "Madeira Sagrada". Seu culto continuou no período helênico e foi, mais tarde, levado a Roma.


A tríade Palmirana: Aglibol (esq), Bel/Baal-shamin (centro) e Yarhibol/Malakbel (dir.)
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby