Image Map

29 de maio de 2017

Semelhanças entre as Mitologias Grega e Hindu

۞ ADM Sleipnir



As mitologias grega e hindu são duas das mais antigas mitologias conhecidas pelo homem. Embora essas mitologias não tenham nenhuma conexão estabelecida uma com a outra, contudo compartilham de algumas semelhanças impressionantes.

Trazemos nesta postagem as principais semelhanças que você poderá encontrar entre essas duas mitologias. 

Zeus e Indra 


Zeus, o deus grego do trovão e das tempestades, era o deus mais adorado no panteão grego. Ele é o rei dos deuses, e carrega consigo um raio como arma. Já Indra é o deus hindu da chuva e do trovão e possui uma arma chamada Vajra, com a qual ele lança raios contra os "pecadores e ignorantes". Ele também é o rei dos deuses de seu panteão.

As semelhanças não terminam apenas com sua posição ou arma, mesmo sua morada é bastante semelhante. Enquanto Zeus permanece no Monte Olimpo, Indra permanece no Monte Meru. Ambos compartilham também alguns traços de caráter impressionantes.

Zeus e Brahma 

De acordo com a mitologia hindu, Brahma certa vez transformou-se em um cisne para seduzir a deusa Saraswati. Já na mitologia grega, Zeus assumiu a forma de um cisne para seduzir a rainha de Esparta, Leda.

Aquiles e Karna


Assim como Zeus e Indra, Karna e Aquiles também compartilham muitas semelhanças. A semelhança mais notável é a sua armadura. Ambos tinham uma espécie de armadura impenetrável que quase os tornava invencíveis (no caso de Aquiles, o seu próprio corpo era impenetrável, exceto seu calcanhar). Ambos foram um dos guerreiros mais habilidosos em seus respectivos épicos.

Assim como Aquiles, Karna também era um semideus, e antes da guerra, ambos foram solicitados pelas respectivas mães a não participarem da guerra. Se lemos os seus épicos cuidadosamente, então podemos entender que foi a morte desses dois guerreiros que eventualmente levou ao fim de ambas as guerras.

Aquiles e Krishna

Tanto Aquiles quanto Krishna foram mortos por uma flecha perfurando seus calcanhares (que eram o único ponto vulnerável em seus corpos). Ambos são os heróis de dois dos maiores épicos do mundo.



A Guerra de Tróia e o Ramayana

Outra semelhança muito interessante é entre a Guerra de Tróia e a guerra entre Rama e Ravana narrada no épico hindu Ramayana. Ambas as guerras foram travadas por uma mulher.

A guerra entre Rama e Ravana ocorreu após Ravana sequestrar Sita, esposa de Rama, enquanto a guerra de Tróia ocorreu após a princesa espartana Helena fugir com o príncipe troiano Paris. 

A Trindade Sagrada

A presença de uma espécie de trindade sagrada pode ser encontrada em ambas as mitologias. Na mitologia hindu, apesar de existirem milhares de deuses, Brahma, Vishnu e Shiva são considerados os três deuses mais importantes.

Da mesma forma, na mitologia grega, temos Zeus, Hades e Poseidon que, respectivamente, dominam o céu, o submundo e os mares. Eles são considerados os três deuses mais importantes da mitologia grega. 

Hades e Yama 


Os deuses Hades e Yama são dois personagens muito semelhantes. Ambos são os senhores do submundo, mas curiosamente não são maus. Eles apenas atribuem a uma pessoa um lugar no "inferno" ou no "céu", baseado em suas virtudes e vícios.

Perséfone e Sita

Tanto Perséfone (consorte de Hades) quanto Sita (consorte de Rama) foram cortejadas e sequestradas, e ambas (em diferentes circunstâncias) desapareceram sob a terra.

Afrodite e Lakshmi


A deusa grega Afrodite nasceu a partir da espuma formada pela queda do órgão genital de Urano no mar, após ser cortado por seu filho Cronos. A deusa hindu Lakshmi támbem surgiu do mar, durante o evento da Agitação do Oceano de Leite. Ambas são consideradas deusas do amor e da beleza. Curiosamente, a flor de Lakshmi, a Lótus, também é usada de forma proeminente para representar a deusa hindu Rati, que representa desejos carnais, algo que também é um atributo de Afrodite.

Hermes e Narada 

Hermes é o mensageiro dos deuses e filho de Zeus, o deus mais importante do panteão grego. Ele é rápido, esperto e pode se mover entre o mundo dos deuses e o mundo dos homens à vontade. Em muitos mitos, ele é um malandro que engana os deuses para o bem da humanidade. Já Narada, seu equivalente hindu, compartilha todas essas características, exceto que ele é o filho espiritual de Vishnu, o deus mais importante da trindade hindu.


Ícaro e Sampati


A história de Ícaro e Dédalo é provavelmente uma das histórias mais conhecidas da mitologia grega. Dédalo era um mestre inventor e artesão, que projetou asas que poderiam ser usadas pelos humanos para que pudessem voar. Ele e seu filho Ícaro usaram essas asas para fugir do labirinto do Minotauro. Dédalo instruiu Ícaro a voar baixo, pois as asas eram feitas de cera e derreteriam caso ele voasse muito perto do sol. Em meio ao êxtase de estar voando, Ícaro se distrai e acaba chegando demasiado perto do sol, fazendo com que suas asas derretessem e ele caísse direto para a morte.

Na mitologia hindu, Sampati e Jatayu eram os dois filhos de Garuda - representados como águias ou abutres. Os dois sempre competiam um com o outro a respeito de quem podia voar mais alto, e em uma dessas disputas, Jatayu voou muito perto do sol. Sampati interveio, abrindo suas asas sobre Jatayu para protegê-lo do sol e acaba tendo suas asas queimadas.

Conhece mais alguma semelhança? Compartilhe conosco nos comentários!



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Eu sinceramente não duvido que esses "Deuses" tenham existido e passado por diferentes regiões do nosso planeta, e assim cada região interpretou da maneira que conseguia compreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso parecido ctg...
      Mas acredito q houvesse mais d um grupo d "deuses"

      Excluir
    2. É provável que tenham existido pessoas, seres humanos mesmo, que conseguiram fazer feitos grandiosos antes da primeira diáspora humana, e por isso existem tanta semelhança nos mitos. Ou, mais provável, em algum momento, essas nações se conversaram e trocaram culturas.

      Excluir
  2. Shiva trouxe o dilúvio para a cultura hindu, talvez alguma relação ao tridente possa ser vista ai, já no aspecto de deus do rompimento do átomo, Shiva mostra muito de suas flechas com os relâmpagos de Zeus, no fim, astronautas ou não, os deuses sãos as mesmas facetas em todas as culturas, só readaptados por cada povo em cada ambiente novo no decorrer da história ...

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby