Image Map

30 de junho de 2017

Mielikki

۞ ADM Sleipnir



Mielikki ("boa senhora") é a deusa finlandesa das florestas e da caça, assim como a protetora dos animais. Ela é referida em vários contos como sendo consorte do deus da florestas Tapio, e mãe das deusas Nyyrikki e Tuulikki.  Seu animal totêmico era o urso, e conta-se que ela protegia os filhotes de urso até que estes se tornassem adultos.


No Kalevala, o épico nacional finlandês, o herói Lemminkäinen oferece preces a ela e a Tapio, além de uma oferta de ouro e prata, para que os deuses permitam que ele capture o alce Hiisi. Em outra passagem, Mielikki é convidada a proteger o gado pastando na floresta. Em um país onde a floresta era central para fornecer alimentos através da caça, da colheita e do pastoreio de gado, era importante manter Mielikki do seu lado. 

Mielikki é conhecida como uma habilidosa curandeira, que cura as patas de animais que escaparam de armadilhas, ajuda filhotes de pássaros que caíram de seus ninhos e trata as feridas dos Tetrazes após suas exibições de acasalamento. Ela conhece bem as ervas curativas e também ajuda os seres humanos se souberem lhe pedir da maneira certa. Tanto ela quanto Tapio eram invocados para atrair a fertilidade humana, animal e vegetal.

Cultura Popular

Mielliki é citada na música Elvenpath da banda finlandesa de metal Nightwish. Ela também aparece em Dungeons & Dragons, na campanha The Forgotten Realms.



NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:

  1. Que deusa legal,gostei dela,bem fofo essa relação dela com os animais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby