Image Map

28 de junho de 2017

Xiangliu

۞ ADM Sleipnir

Arte de Hao Zheng

Xiangliu (ou Xiangyou, chinês: 相柳) é uma serpente (ou dragão) mitológica chinesa, e portadora de nove cabeças. Algumas ilustrações descrevem essas nove cabeças como sendo cabeças humanas. De acordo com o Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das Montanhas e Mares"), Xiangliu era um ministro do deus das águas Gong Gong. Ele devastava a fauna e a flora em todos os lugares por onde passava, deixando para trás nada além de ravinas e pântanos desprovidos de vida. 

Arte de YunaXD

Xiangliu foi morto por Yu, O Grande, primeiro governante e fundador da Dinastia Xia, ou segundo uma versão moderna, pela deusa Nu Kwa, após ser derrotado pelo deus do fogo Zhu Rong.  Conta-se que o sangue vertido de seu cadáver era tão fedorento e venenoso que nos locais em que caiu jamais tornou a nascer nenhuma vegetação.

Estátua de Yu enfrentando Xiangliu, localizada no Dayu Myth Park, em Hubei, China


Cultura Popular
  • Na astronomia, Xiangliu dá nome ao único satélite natural conhecido do provável planeta anão Gonggong, localizado no disco disperso do nosso Sistema Solar.
  • No filme Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba, de 2014, Xiangliu é um vilão menor encontrado no museu de Londres.
  • No quadrinho Novo Super Man #3, a Liga da Justiça da China acaba encontrando e combatendo Xiangliu;
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. assistindo um drama chinês e tem um personagem chamado xiangliu que é um demónio serpente de novo cabeças, e como na maioria das estórias dessa autora alguns personagens são baseados em figuras histórias reais, resolvi pesquisar e surpresa! muito interessante o post. vlw por postar!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby