Image Map

6 de junho de 2018

Tiritiri-manha, o "Jacaré Mãe dos Terremotos"

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Tiritiri-manha (tyrytyry-manha, "mãe do terremoto") é um gigantesco jacaré que de acordo com uma lenda dos povos indígenas amazônicos, sustenta o mundo, de maneira semelhante a outras inúmeras figuras presentes nas mitologias de todas as partes do mundoConta-se que quando Tiritiri-manha se cansa da posição em que está e se move, faz com que o mundo estremeça. 

Esta criatura foi citada originalmente pelo folclorista e explorador Ermanno Stradelli (1852-1926) em sua obra Vocabulário Nheengatu-Português e Português-Nheengatu (1928) e novamente citado por Câmara Cascudo em sua obra Geografia dos Mitos Brasileiros, publicado originalmente em 1947.


NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

4 comentários:

  1. Amo conhecer ainda mais a cultura brasileira

    ResponderExcluir
  2. caralho, que foda.

    ResponderExcluir
  3. ele é do mesmo folclore da Boiuna, a serpente mãe das aguas? porque eles carregam uma certa similaridade por serem animais gigantes que tem um papel fundamental na natureza e ambos vem da amazônia, ou ele é uma "outra versão" da Boiuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha pesquisa não encontrei nada que o relacionasse com nenhuma outra criatura folclórica/mitológica nossa. As fontes consultadas também não dizem a qual tribo esse mito pertence, então fica difícil traçar alguma relação.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby