Image Map

6 de junho de 2018

Tiritiri-manha, o "Jacaré Mãe dos Terremotos"

۞ ADM Sleipnir


Tiritiri-manha (tyrytyry-manha, "mãe do terremoto") é um gigantesco jacaré que de acordo com uma lenda dos povos indígenas amazônicos, sustenta o mundo, de maneira semelhante a outras figuras da mitologia mundial como o titã Atlas da mitologia grega. Conta-se que quando Tiritiri-manha se cansa da posição em que está e se move, faz com que o mundo trema. 

Esta criatura foi citada originalmente pelo folclorista e Conde Ermanno Stradelli (1852-1926) em sua obra Vocabulário Nheengatu-Português e Português-Nheengatu (1928) e novamente citado por Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado originalmente em 1954.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby