Image Map

6 de junho de 2018

Tiritiri-manha, o "Jacaré Mãe dos Terremotos"

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Tiritiri-manha (tyrytyry-manha, "mãe do terremoto") é um gigantesco jacaré que de acordo com uma lenda dos povos indígenas amazônicos, sustenta o mundo, de maneira semelhante a outras inúmeras figuras presentes nas mitologias de todas as partes do mundoConta-se que quando Tiritiri-manha se cansa da posição em que está e se move, faz com que o mundo estremeça. 

Esta criatura foi citada originalmente pelo folclorista e explorador Ermanno Stradelli (1852-1926) em sua obra Vocabulário Nheengatu-Português e Português-Nheengatu (1928) e novamente citado por Câmara Cascudo em sua obra Geografia dos Mitos Brasileiros, publicado originalmente em 1947.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Amo conhecer ainda mais a cultura brasileira

    ResponderExcluir
  2. ele é do mesmo folclore da Boiuna, a serpente mãe das aguas? porque eles carregam uma certa similaridade por serem animais gigantes que tem um papel fundamental na natureza e ambos vem da amazônia, ou ele é uma "outra versão" da Boiuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha pesquisa não encontrei nada que o relacionasse com nenhuma outra criatura folclórica/mitológica nossa. As fontes consultadas também não dizem a qual tribo esse mito pertence, então fica difícil traçar alguma relação.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby