Image Map

27 de dezembro de 2021

Mayari

۞ ADM Sleipnir

Arte de Gabrielle Bittel

Mayari é a deusa da lua de acordo com a antiga mitologia do povo tagalo filipino, também presente na mitologia do povo pampanganoFilha de Bathala, o deus supremo dos tagalos, com uma mulher mortal, Mayari é conhecida como a mais bela das deusas. Em alguns mitos de origem, ela é a irmã de Tala, a deusa das estrelas, e Hanan, a deusa da manhã. Em algumas histórias, Tala é ditar ser sua filha ao invés de ser sua irmã.

Mayari, Hanan e Tala, arte de mizuikiamee


A disputa entre Mayari e Apolaki

Em um mito pampagano, Hanan é substituída pelo deus solar Apolaki (também conhecido como Adlaw). Nesse mito, Bathala morre de velhice, e Mayari confronta Apolaki pelo direito de governar a Terra em seu lugar. Apolaki queria governar a terra sozinho, enquanto Mayari insistia em direitos iguais. Os dois se enfrentaram usando varas de bambu como armas, e em um determinado momento do combate, Apolaki atingiu Mayari no rosto, fazendo com que ela perdesse a visão de um dos olhos. 

Após o ato, Apolaki se arrepende e concorda com a proposta de Mayari, que os dois deveriam governar o mundo juntos. Apolaki governaria e iluminaria a terra durante o dia e Mayari a noite. Quando Apolaki está no trono, o mundo é inundado com uma luz quente, porque a luz irradia de seus dois olhos brilhantes. Por outro lado, quando Mayari está reinando, o mundo é banhado por uma luz fria e suave, pois ela é cega de um olho.

Arte de Crisia Luna

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby