Image Map

18 de agosto de 2021

Shurale

۞ ADM Sleipnir


Shurale (Şüräletártaro/basquire: Шүрәле, russo: Шурале) é uma espécie de espírito ou demônio das florestas, presente na mitologia e folclore dos povos turcomanos tártaros e basquires. Se assemelha a outros personagens semelhantes do folclore como o Archura (também dos tártaros), o Pitsen (Picen) dos tártaros da Sibéria e o Yarımtıq dos tártaros da região dos montes Urais.

Geralmente descrito como tendo um corpo coberto de pelos, com um chifre na testa e dedos longos, ele aguarda silenciosamente atrás das árvores por suas vítimas, e quando um humano tem o azar de se perder no meio da floresta, ele o agarra e faz cócegas nele até a morte. 

Arte de Pevuna

Um Shurale também é capaz de assumir muitas formas diferentes, principalmente a forma humana. Como um humano, ele se assemelha a um camponês comum porém apresenta olhos brilhantes e usa sapatos invertidos. Dizem que se um humano esbarrar com um Shurale e de alguma forma conseguir fazer amizade com ele, ele o ensinará os segredos da magia. Porém esse é um cenário difícil de ocorrer, pois Shurales são seres trapaceiros e enganosos. 

Quando não matam suas vítimas com cócegas, Shurales fazem com que elas se percam na floresta ou até mesmo as fazem adoecerem repentinamente. Dizem ainda que eles são responsáveis por fazer o machado de lenhadores desaparecerem. Uma vez que a pessoa encontra-se perdida em meio a floresta, a única forma de encontrar a saída e virar suas roupas do avesso e calçar os sapatos nos pés opostos.


fontes:
  • https://beastsncauldrons.tumblr.com
  • Wikipédia
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo trabalho! Por favor, não parem nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vander! O trabalho continua enquanto puder ser feito.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby