Image Map

17 de agosto de 2022

O Vulcão Extinto de Tepequém-RR

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

A Serra do Tepequém é um acidente geográfico localizado no município brasileiro de Amajari, no estado de Roraima, situado a 210 km da capital, Boa Vista. Acredita-se que o termo Tepequém provenha das palavras indígenas tupã e quem, que significam "deus do fogo" ou "fogo de deus".

Uma lenda pertencente à tribo indígena Macuxi conta que o local abrigou a milhares de anos atrás um vulcão, que vivia sempre "zangado" e que destruía tudo a sua volta enquanto despejava sua lava. Plantações eram completamente devastadas pelo fogo, e animais de caça e pesca tornavam-se cada vez mais escassos. Pássaros também já não sobrevoavam mais a região. 

O desespero tomava conta dos índios da região, que temiam não ter mais como se sustentar. Um dia, o pajé convocou todos da tribo para se reunirem e, em volta de uma fogueira, anunciou: "Três virgens devem ser sacrificadas, só assim acabará a fúria do vulcão".

Arte de Jader de Melo

Voluntariamente, três jovens virgens se ofereceram para se sacrificarem em prol da tribo. Após um sublime ritual, elas se atiraram dentro do vulcão, que logo parou de expelir lava, passando a expelir diamantes em seu lugar.  A vida na região voltou ao normal, com novas vegetações surgindo, animais regressando e muita riqueza surgindo no local. Hoje, o vulcão é a grande Serra do Tepequém, que tem a sua frente três lindas serras que representam as virgens sacrificadas.

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Olá, Sleipnir... Faz tempo que não acesso o blog, lembro de acessar há muito tempo, depois comecei seguir e estar sempre ávida por novos posts. Só queria saber como estão as coisas, lembro da época que começou a postar menos, dando um comunicado, morri achando que iam para com o blog. Espero que continue firme e forte. Agora minha vida deu uma melhorada e voltei com meus projetos e tô aqui no blog fazendo a pesquisa. Beijões e muito carinho, que venha muitos anos de mitologia S2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Satisfação em tê-la novamente por aqui. A vida anda corrida, muito trabalho. Mas ainda reservo algum tempo para pesquisar e manter o blog em atividade, inclusive mantendo uma periodicidade de posts que nunca consegui manter. Fico realmente feliz que esteja de volta por aqui, muito obrigado pelo apoio de sempre.

      Excluir
  2. RR, é Roraima. RO, é Rondônia. Então qual é a sigla correta?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby