Image Map

29 de dezembro de 2012

Thor

۞ ADM Cerberus


Thor (nórdico antigo Þórr) é o deus nórdico dos trovões, relâmpagos e tempestades, também associado a força, a proteção da humanidade, a santificação, cura e fertilidade. A divindade era conhecida pela mitologia germânica e paganismo como Þunor (em inglês antigo) ou Donar (em alto-alemão antigo), decorrente da língua protogermânica Þunraz (que significa "trovão"). Thor também é chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr.

Em última análise decorrente da religião proto-indo-europeia, Thor é um deus devidamente destacado em toda a história registrada dos povos germânicos, a partir da ocupação romana de regiões da Germânia, para as expansões tribais do período de migração, a sua alta popularidade durante a Era Viking. Dentro do período moderno, Thor continuou a ser reconhecido no folclore rural de todas as regiões germânicas, é frequentemente referido em nomes de lugares e o dia da semana Thursday (Quinta-feira) ou Dia de Thor, é utilizado desde o período pagão até os dias de hoje.

Características

Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. 


Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri Sturluson) identificaram Thor com o deus greco-romano Zeus/Júpiter porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão. O historiador Tácito identificou Thor com Héracles/Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protetor do mundo.

Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento deste para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. A imagem de Thor aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Thor é um excelente guerreiro e já derrotou muitos gigantes, trolls, monstros, berserker e feras, segundo o Edda em Prosa. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruiam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. 


Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir, onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerado a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com martelo mágico. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill. Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia.

Relações familiares

Thor é filho de Odin (o deus supremo de Asgard) e Jord (a deusa que personifcava Midgard, a terra), e irmão de Meili (que apesar de atestado nos Eddas, nada se sabe a respeito). Casou-se duas vezes, a primeira com a gigante Járnsaxa, que lhe deu um filho, Magni (força). Outro filho de nome Modi (coragem) é também atestado nas fontes antigas, mas sem referir o nome da mãe. Seu segundo casamento foi com Sif, a bela deusa dos cabelos tão louros como o ouro. Com ela, Thor teve duas filhas: Lorride e Thrud.

Símbolos e artefatos

O mais importante símbolo de Thor é o martelo Mjölnir ("destruidor"), que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. 

O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da era Viking, e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes nos pescoços pelos cristãos convertidos. 

Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos/banda desenhada e as artes plásticas em geral. 

Além do poderoso Mjölnir, Thor usava ainda outros dois acessórios que estavam diretamente ligados a ele. Estes acessórios eram as Járngreipr, luvas de ferro necessárias para manejar Mjölnir e o cinto Megingjord, que lhe concedia um tremendo aumento da sua força. Thor só era capaz de erguer Mjölnir quando equipado os esses dois acessórios.


Mitos

Thor e o o gigante Geirrod

Leia esse mito no link a seguir:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/08/geirrod.html

O Roubo do Mjolnir 

Certa vez, Thor teve seu martelo roubado, e pediu a deusa Freya para que lhe emprestasse a forma de uma ave de rapina com o intuito de procurá-lo. Thor, sob a forma de um falcão, então voa para bem longe e fica sabendo que seu martelo mágico, a única arma suficientemente capaz de enfrentar os gigantes, estava no poder de um deles de nome Thrym que vive no fundo da terra.

Thor então pede à Thrym que seu martelo seja devolvido, mas o gigante recusa, advertindo-o de que o devolveria apenas se a deusa Freya aceitasse se casar com ele, algo que a deusa toma como uma ofensa. Thor então é orientado por Heimdall a disfarçar-se como Freya e concordar em seu lugar com o pedido de casamento, para que assim ele próprio pudesse recuperar seu martelo. Thor então concorda com o plano, e juntamente com Loki, parte para Jotunheim, a terra dos gigantes, a bordo de sua carruagem sob o espetáculo de raios e trovões.

Ao chegar em Jotunheim, ele é efusivamente recepcionado por seus anfitriões gigantes que se espantam com a sua fome e seus olhos flamejantes sob o véu que Thor vestia. Loki, disfarçado como sua serviçal, os tranquiliza argumentando que a "Freya" estava a várias noites sem comer e dormir devido a angústia e ansiedade do casamento. Quando logo o martelo é colocado no colo da falsa noiva, Thor se revela e mata o seu noivo gigante e todos os outros convidados ao redor, voltando triunfante para Asgard.

"Valkyrie Bride Thor", uma das skins de Thor no MOBA Smite 

A Pesca da Serpente do Mundo

Segundo um antigo mito viking, Thor decide visitar o gigante do mar, Hymir, disfarçado de mancebo. Logo que chega junto a Hymir, Thor se oferece para ajudá-lo na pescaria, que inicialmente, é recusada pelo gigante depois vindo a ser consentida. A pedido do gigante Thor vai até o seu rebanho e mata um de seus touros levando a cabeça do animal que será usada como isca durante a pescaria. Ambos partem juntos, sendo que Thor rema vigorosamente levando-os a um local afastado daquele comumente usado por Hymir. Lá o seu anzol é preparado e lançado ao mar onde Jormungand, a Serpente do Mundo, que habita os oceanos, fisga, advindo um intenso combate onde Thor a prende com tanta tenacidade e força que seus pés rompem a estrutura do barco tocando o fundo do oceano. Quando Thor brande seu martelo a ponto de golpeá-la, o gigante enfim corta a linha do anzol. Em outras versões do mito a serpente foge enquanto Thor atira o gigante à água voltando à praia em seguida.

Ragnarok

Durante o Ragnarok, o fim do mundo, Thor encontrará uma última vez a serpente Jormungand, com quem travará um combate final. Thor conseguirá matar a serpente do mundo, porém ele também perderá sua vida, sendo vítima do veneno mortal da mesma.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. A eficácia brilhante desse mito imortal e poderoso, quase me persuadiu a esse credo. Mas eu Ederson Maia aprecio constantemente o Super Herói do antigo mito Viking. O escritor Ederson maia esteve aqui...

    ResponderExcluir
  2. Se o gigante Thrym se apoderou do martelo enigmático de Thor, a ponto dele Thor pedir ajuda à uma deusa de caráter duvidoso, no caso à deusa Freya, que segundo a lenda tinha o costume de transar com Bodes das montanhas, e Pôneis (Poney) os gigantes de Jotunheim sabiam disso, por isso quando Thor foi reivindicar seu martelo, Thrym o entregaria nessas condições, se ele conseguisse o casório entre ele e a deusa Freya. Relatos dizem que o gigante se masturbava toda vez que presenciava a deusa Freya transando com Bodes. Em outra ocasião, esse martelo seria então erguido facilmente até pelo Incrível Hulk?.

    ResponderExcluir
  3. A eficácia, o poder, a glória relativa de Thor: Talvez não exigente com as suas mart6eladas, ele poderia fazer menção de um ferreiro, que a passos cadenciados de fogo e força, usa a ferramenta de ferro batido, e assim então esmaga a cabeça dos oponentes sucessivamente. As canções e melodias de um Super- Herói bajulado por marretadas. Então é claro que sei o quanto vocês me amam, e claro! Me espionam onde proclamo as minhas teses e frases comumente. Eu sou ele... Ederson Maia. E amo ela, escute-a por favor. https://www.youtube.com/watch?v=NHydngA5C4E

    ResponderExcluir
  4. Porque eu as amo tanto? Não sei explicar-me. Sei que as amo muito, ouvindo essas lendas vivas.
    https://www.youtube.com/watch?v=eSlmgr15Yh0

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby