Image Map

16 de outubro de 2012

Hipnos e os Oneiros

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de WaterSpinach

Hipnos (do grego Ὕπνος, Hýpnos, "sono") era o deus grego ou o espírito personificado (daimon) do sono. Seu equivalente romano era conhecido como Somnus (Sono) ou SoporFilho da deusa primordial Nix, às vezes tendo o deus Érebo creditado como pai, Hipnos era irmão gêmeo do deus da morte, Tânatos, o qual era dito ter um toque suave comparado ao seu.

Nos poemas homéricos, Hipnos habita a ilha de Lemnos, mas o poeta Virgílio o deslocou para o submundo e o poeta Ovídio por sua vez o estabeleceu no país dos Cimérios, às bordas do reino dos mortos. Nesta concepção, Hipnos residia no Érebo, a terra da escuridão eterna, além dos portões do sol nascente, de onde se ergue a cada noite no cortejo de sua mãe Nix. 

Características e representação 

Arte de li ko

Os gregos representavam Hipnos como um jovem nu com asas nos ombros ou na testa. Às vezes ele é mostrado como adormecido em um leito de penas com cortinas negras à volta. Seus atributos incluem um chifre contendo ópio, um talo de papoula, um ramo gotejando água do rio Lete (esquecimento) e uma tocha invertida.

Hipnos era frequentemente representado junto com Tânatos e os Oneiros, espíritos personificados (daimones) dos sonhos e que eram considerados seus irmãos ou filhos, conforme diferentes versões.

Os Oneiros

Arte de The13th-Warrior

De acordo com o poeta Homero, os Oneiros residiam nas costas escuras do Oceano ocidental, e "os sonhos enganosos vêm através de um portão de marfim, enquanto os verdadeiros saem de um portão feito de chifre". O poeta Eurípides os chamou de "filhos de Gaia" e os concebeu como gênios com asas negras. Hesíodo, em sua Teogonia, chama os Oneiros de filhos da Noite, e Ovídio, que em seu poema Metamorfoses os chama de filhos do Sono, menciona três deles pelo nome: MorfeuÍcelo (ou Fobetor) Fântaso

Morfeu (do grego μορφή, "forma") era tido como o líder dos Oneiros. Ele atuava como um mensageiro dos deuses, aparecendo nos sonhos dos reis em forma humana (geralmente na forma de uma pessoa amada por esses). Ele costuma ser equiparado ao espírito do sonho sem nome enviado por Zeus para entregar uma mensagem ao rei Agamenon na Ilíada. Ícelo (grego Ἴκελος, "aparência") ou Fobetor (grego Φοβήτωρ, "assustador") tinha a capacidade de aparecer no reino dos mortais na forma de diversos monstros e bestas, e era tido como a personificação dos pesadelos. Por último, Fântaso (grego Φαντασος, "fantasia) aparecia em sonhos na forma de objetos inanimados, assumindo "formas enganosas de terra, pedras, água, árvores, todas as coisas sem vida".

Oneiros em "Sangue de Zeus" (Netflix)
 
Mitos envolvendo Hipnos

Hipnos e Endimião

Endimião, sentenciado por Zeus ao sono eterno, recebeu de Hipnos o dom de dormir com os olhos abertos para que assim pudesse ver constantemente sua amada Selene. De acordo com a versão do poeta Licímnio de Quios, Hipnos amava Endimião, e o fez dormir de olhos abertos para que ele pudesse admirá-los enquanto seu amado dormia.

Participações na Guerra de Tróia

Em Tróia, Hipnos (juntamente com Tânatos) foi encarregado de retirar do campo de batalha o corpo ensanguentado de Sarpedão e transportá-lo para a Lícia. Outra participação de Hipnos em Tróia foi a de usar seus poderes, a pedido de Hera, para fazer Zeus adormecer e assim ela pudesse ajudar os aqueus na guerra. Ao acordar, Zeus ficou furioso e ameaçou jogá-lo ao mar, mas Hipnos se transformou em um besouro (ou num marimbondo) e fugiu para os braços de sua mãe Nix. Receoso de enfurecê-la, Zeus conteve sua fúria. Hipnos já havia auxiliado Hera anteriormente, fazendo Zeus adormecer para que ela pudesse causar problemas para Héracles.

Arte de BettyElgyn
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. Adorei o que li! Achei que foi muito bem explicado sem fazer cansar de ler! Parabéns. Gostaria de saber se posso copiar algumas partes das postagens pra por no meu face. Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Bom dia amigo, Obrigado! Você pode sim, sem problema algum.

      Excluir
    2. Uma outra coisa... Não está faltando um dos Deuses dos Sonhos? Não são quatro?

      Excluir
    3. Sleipnir: Pelo que sei são somente esses três. No anime Saint Seiya - The Lost Canvas, existe o Oneiros de Sonho, que na realidade não existe, Oneiros é o título que os filhos de Hipnos receberam.

      Excluir
    4. Entendi. Pensei nessa hipótese e me perguntava se não era isso, mas como não tive muito tempo pra ler, fiquei um tempo com a dúvida, procurei e tudo que encontrei foi o que tu me disseste. Achei paia eles criarem um personagem que não existiu, sendo que o anime já é baseado no assunto. Valeu!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá! Presumo que esteja se referindo a Fântaso, deus da fantasia. Está na postagem.

      Excluir
    2. Fantaso tem uma irmã gêmea chamada Fantasia deusa do delírio e da fantasia.

      Excluir
  3. Como era o culto de Hipnos e os oneirod? Sabe quando era as festividades, as oferendas e como de conduzir o culto? Obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei e até onde eu pude apurar, Hipnos e os Oneiros não possuíam um culto. O poeta Pausânias fala sobre um templo em Trezena, na Grécia, onde havia um altar no qual eram depositadas oferendas as Musas e também a Hipnos, mas não descreve a natureza dessas oferendas.

      Excluir
  4. Perfeito 👏👏👏
    Adorei..
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Existe um lugar onde eles são cultuados ou coisa parecida? No anime Blood of Zeus mostra Hera indo até um lugar, no Olimpo e "conversando" com eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondi uma questão parecida em outro comentário. Até onde fui capaz de apurar, não haviam culto a esses deuses, apesar do poeta Pausânias citar um templo em Trezenas onde havia um altar onde eram propiciadas oferendas às musas e também a Hipnos.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby