Image Map

31 de outubro de 2012

Saci-Pererê

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ursula Dorada

O Saci-Pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro. Ele é uma assombração das matas e áreas rurais, descrito como um menino negro e perneta, que usa um gorro vermelho e fuma um cachimbo rudimentar (o pito). Seu mito teria surgido entre as tribos indígenas do sul do Brasil, porém o mais certo é que ele seja resultado da convergência e mistura das crenças das três etnias que, historicamente, entre a colonização e o Império, formaram o povo brasileiro: índios, portugueses e negros.

Entre os tupi-guaranis, relaciona-se a uma ave chamada Matinta-Perê (ou Matinta-Pereira) que, postada sobre uma só perna, emite um canto sombrio considerado de mau-agouro. Até hoje, uma das características e sinal da presença do saci é o seu assovio. A tradição, nascida no extremo sul, migrou com os índios para o centro-oeste e o sudeste chegando, eventualmente ao norte e nordeste do país. Os portugueses fundiram a idéia da ave com o Trasgo, duende doméstico do folclore europeu, que usa um gorro vermelho e possui poderes sobrenaturais. Mais tarde, os negros forneceram sua contribuição concebendo os sacis como almas penadas de crianças mestiças, bastardas, fruto das relações entre escravas e senhores, rejeitadas e freqüentemente abandonadas nas matas.


Finalmente, quando o mito se consolidava, entre os séculos XVIII e XIX, surgiu uma versão sobre o nascimento dos sacis, descrita posteriormente por Monteiro Lobato (que também era pesquisador do folclore nacional) em sua obra infanto-juvenil "O Saci". Segundo Lobato, os sacis nascem nas hastes do bambu gigante chamado Taquaruçu, onde se desenvolvem. Quando plenamente e magicamente formados, incluindo o gorro e o cachimbo, os sacis rompem as hastes e ganham o mundo passando a frequentar fazendas e vilarejos, onde praticam inúmeras travessuras. Eles goram ovos, chupam o sangue das vacas e cavalos, destes, também se ocupando em trançar-lhes as crinas, "rezam" o milho nas panelas para frustrar o desabrochar das pipocas, azedam o leite, roubam fumo, fazerm objetos sumirem para perturbar a ordem doméstica, confundem o caminho dos tropeiros e viajantes e assustam os animais com seu peculiar assovio. Os sacis fazem essas travessuras somente por diversão.


O Saci possui o poder de aparecer e desaparecer quando quer, e capturá-lo é um procedimento relativamente difícil. Segundo a tradição relatada por Monteiro Lobato, a circunstância ideal para se capturar um saci é em dias de ventania, quando aparecem redemoinhos de poeira e folhas secas. Produzir esses redemoinhos é uma das diversões dos sacis que, girando sobre a perna única, posicionam-se no centro da formação. O "caçador", munido com uma peneira de cruzeta (que tem duas faixas em cruz como reforço no bojo), uma garrafa de vidro bem escura e uma rolha também marcada com uma cruz na parte superior, deve se aproximar do redemoinho e lançar a peneira bem no meio, aprisionando assim o Saci. Em seguida, deve-se introduzir a boca da garrafa levantando minimamente a peneira. O Saci, buscando a escuridão, refugia-se dentro da garrafa que, então, deve ser rapidamente arrolhada. Lá, o Saci permanecerá invisível, numa tentativa de enganar o seu captor, fazendo com que pense que ele conseguiu escapar. No entanto, em um dia de muito calor, quando o captor tirar um cochilo, o Saci se mostrará. Conta-se que se quem capturar um Saci e conseguir se apossar de seu gorro, adquire poder sobre ele, transformando-o em seu escravo.

31 de Outubro, Dia do Saci

Com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta, foi sancionado em 2003 um projeto de lei que estabeleceu o Dia do Saci. Ele é celebrado no dia 31 de Outubro, mesma data do Halloween.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

12 comentários:

  1. Eu acredito que exista sim! já até ouvi falar de boatos de pessoas que relatan ter visto o saci! vlw

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber uma coisa. O curupira a mula sem cabeça e o saci podem se encontrar?

    ResponderExcluir
  3. Só uma coisinha, você disse duas vezes que o Saci gora ovos, quando só precisava dizer uma vez ^^ mas segundo um livro que tenho, o Monteiro Lobato deu uma suavizada na imagem do Saci: segundo contos mais antigos, ele seria todo cheio de pêlos, como um lobinho, e teria dentes bem afiados, além de uma pé bem grande em uma perna centrada no meio, ao invés de ter uma perna de um lado e um toco no outro. Mas em fim, se tratando de culturas populares, descrições sempre variam! Muito legal a postagem.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou apurando um caso de vulto do saci que ocorreu na cidade de Alenquer no Pará e eu quero saber uma coisa, o que fere de verdade ou mata essa coisa.

    ResponderExcluir
  5. Sacis podem ser considerados uma "raça"? Tipo os duendes, fadas, gnomos, etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que sim. Já li a respeito sobre existirem vários tipos de Saci

      Excluir
  6. Mano, eu devia tá dormindo e eu tô aqui vendo sobre Saci-Pererê... Tô nesse blog faz horas KKKKK hoje exagerei na dose. Valeu pela postagem S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Vou tentar responder todos os seus comentários, ou pelo menos os que cabem uma resposta kkk

      Excluir
  7. uma vez voltando de uma festa em Queimados (RJ) eu e uns amigos sentimos a presença de um Saci.
    passávamos numa região de mato puro sem muita iluminação até que a imagem de um cavalo se formou e os cabelos do rabo do cavalo estavam sendo trançados sozinhos, a gente congelou e ficou encarando pra ver se era "real" de repente, uma ventania enorme e um assobio muito forte... ninguém falou nada, todo mundo só saiu correndo com medo! só podia ser ele....

    ResponderExcluir
  8. Saci é o meu elemental preferidos!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby